A peça Pedro e o Capitão estreia dia 31 de outubro no CCBB
Montagem inédita do consagrado escritor latinoamericano faz uma reflexão crua e realista sobre a violência dos regimes opressivos. Com Kiko Vianello e Fernando Belo.
Pedro e o Capitão, escrita em 1979, oferece ao público brasileiro a oportunidade de apreciar uma obra inédita de Mario Benedetti, consagrado escritor latinoamericano. A estreia está marcada para o dia 31 de outubro, às 20h, no teatro do Centro Cultural Banco do Brasil. A direção é de Marcos Loureiro, com Kiko Vianello e Fernando Belo no elenco.
Pedro e o Capitão reproduz, em cada um de seus 4 atos, as sessões de interrogatório de um preso político (Pedro) por um oficial da inteligência militar (O Capitão). A violência é retratada de forma indireta em nenhum momento a tortura física é mostrada, mas Pedro, de uma sessão para outra, aparece cada vez mais machucado.
Em que pese a situação extremada na qual os personagens se encontram, a peça não é construída como confronto entre um monstro e um santo, mas entre dois homens de carne e osso, que compartilham zonas de vulnerabilidade e de resistência.
Nas palavras do próprio Benedetti, Pedro e o Capitão é uma indagação dramática sobre a psique de um torturador, onde se cruzam a coragem e a covardia, a capacidade de sacrifício, a moral, o ânimo e a sensibilidade face ao sofrimento, na complexa teia de razões que embasam o comportamento humano.
O diálogo entre Pedro e o Capitão postula, por meio de um vasto arco de emoções, o que resulta, em nossa condição de mortais, das escolhas de cada um pessoais e intransferíveis.
Serviço
Estreia: Dia 31 de outubro quinta-feira às 20h
CCBB
Rua Álvares Penteado, 112 Centro SP
Próximo às estações Sé e São Bento do Metrô
Informações (11) 3113-3651 / 3113-3652
Temporada: 31 de outubro a 13 de dezembro de 2013 de quarta a sexta-feira às 20h.
Classificação etária: 16 anos. Duração: 75 min. Gênero: Drama
Valor Ingresso R$ 10,00 inteira R$ 5,00 meia.