Exposição Kibo, de Clibas Pacheco, é a próxima série do projeto Nova Fotografia 2014




Série composta por 12 imagens retrata viagem feita em 2011 pelo fotógrafo que passou um mês na montanha Kilimanjaro na África. Abertura da mostra do fotógrafo paulistano acontece no dia 24 de junho a partir das 19h30

No dia 24 de junho, às 19h30, o MIS, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, inaugura a terceira mostra do programa Nova Fotografia 2014: Kibo, de autoria do fotógrafo paulistano Clibas Pacheco. A exposição fica em cartaz entre 25 de junho e 7 de agosto no espaço Nicho e tem entrada gratuita. 
Intitulada Kibo, a série é composta por 12 fotografias em preto e branco, feitas no início de 2011 na montanha Kilimanjaro (Tanzânia), ponto mais alto da África, a 5.895m acima do nível do mar. De acordo com o artista as imagens “meditam sobre o presente, a busca do caminho, a morte e, enfim, o paraíso, acima das nuvens”. O projeto começou após o artista passar por dificuldades pessoais, a perda de seu pai. “Decidi encarar meus demônios, e libertar-me através de uma peregrinação física-espiritual até o topo do Kilimanjaro. Sozinho, em meio a um redemoinho de sentimentos, tinha minha Nikon como maior companheira, e com ela capturava, ao longo do trajeto, todos os momentos, buscando espelhar nessas fotos a essência dos meus sentidos”, relata Clibas.
As imagens feitas por Clibas nos transportam para o ambiente da montanha – o nascer do dia na barraca, a água para a trilha, a visão do próximo topo a ser alcançado. Entre os destaques está uma foto noturna, que retrata um dos acampamentos próximo à montanha e um céu estrelado. “Para fazer esta foto, tive que subir uma encosta ao lado do acampamento no meio da escuridão, sob frio e vento forte. Foi uma exposição de um minuto com a câmera apoiada em algumas pedras que juntei, 60 segundos de muito frio, mas que valeram o resultado”, conta o fotógrafo. Outra imagem retrata dois pássaros acima das nuvens, tirada no último pôr-do-sol que Clibas passou na montanha.
De acordo com Ale Sater, que assina o texto de apresentação da exposição, “o caráter reflexivo da série é notório, as fotos têm uma atmosfera de silêncio, contemplação. Em que tudo é visto à distância”. “Unindo o espetáculo da natureza africana à tentativa de melhor compreensão da vida e seus ciclos, Kibo apresenta um debute surpreendente do fotógrafo Clibas Pacheco”, finaliza.
Serviço:
NOVA FOTOGRAFIA 2014 / KIBO
ABERTURA 24.06, terça, às 19h30
DATA 25.06 a 07.08
HORÁRIO terça a sábado, das 12h às 21h; sábado, domingo e feriados, das 11h às 20h
LOCAL Nicho       
INGRESSO gratuito
CLASSIFICAÇÃO livre

Acesso Cultural

No ar desde 2012, o Acesso Cultural está entre os maiores veículos on-line de entretenimento e cultura do país. Com milhares de pageviews por mês, nosso lema é informar a todos os públicos, principalmente aos jovens, os acontecimentos do mundo cultural.

Facebook Instagram Twitter

Deixe um comentário