O Jogo da Imitação estreia nos cinemas




O aguardado drama biográfico O Jogo da Imitação, com Benedict Cumberbatch e Keira Knightley, estreia nos cinemas no dia 29 de janeiro.

Foto: Divulgação

Uma das produções mais cotadas para indicações ao Oscar 2015, O Jogo da Imitação (The Imitation Game, EUA/Inglaterra, 2014) já tem data de estreia no Brasil: dia 29 de janeiro. Estrelado por Benedict Cumberbatch (12 Anos de Escravidão, Além da Escuridão: Star Trek, Sherlock), Keira Knightley (Anna Karenina, Piratas do Caribe) e Matthew Goode (Casa Comigo, Watchmen: O Filme), o drama revela para o mundo quem foi Alan Turing, o matemático inglês conhecido como o pai da computação moderna.

Desde os primeiros passos da produção, O Jogo da Imitação tem sido um sucesso. Já em dezembro de 2011, o roteiro ainda em primeira versão de Graham Moore, inspirado no livro “Alan Turing – The Enigma”, de Andrew Hodges, entrou para a badalada Black List – um ranking criado por executivos e produtores de Hollywood com os mais cobiçados roteiros ainda não produzidos para o cinema.

Agora, com a estreia em apenas quatro salas no circuito exibidor americano no último final de semana de novembro, a tempo de concorrer à cobiçada estatueta dourada, O Jogo da Imitação promete ser um sucesso nas bilheterias, ao conquistar a segunda maior média de público do ano, atrás apenas de O Grande Hotel Budapeste: arrecadou US$ 482.000, com a promissora média de US$ 120.500 por sala.

Nas premiações do ano, O Jogo da Imitação já saiu na frente. Recebeu o Prêmio Grolsch da Escolha Popular no TIFF 2014 – Festival Internacional de Cinema de Toronto em setembro, reiterando sua condição de um dos favoritos ao prêmio Oscar 2015.

Na primeira premiação da temporada 2015, Hollywood Film Awards, O Jogo da Imitação recebeu os prêmios de Melhor Ator, Benedict Cumberbatch; Melhor Atriz Coadjuvante, Keira Knightley; Melhor Direção, Morten Tyldum; e Melhor Trilha Sonora, Alexandre Desplat. E foi indicado para quatro categorias no 17º Moët British Independent Film Award: Melhor Filme, Melhor Roteiro (Graham Moore), Melhor Ator (Benedict Cumberbatch) e Melhor Atriz (Keira Knightley).

Baseado na história real do lendário criptoanalista inglês Alan Turing (Benedict Cumberbatch), O Jogo da Imitação narra a tensa corrida contra o tempo de Turing e sua brilhante equipe no projeto Ultra para decifrar os códigos de guerra nazistas e contribuir para o final do conflito mundial. Sediada no “invisível” Bletchley Park, durante os dias mais negros da Segunda Guerra Mundial, a eclética equipe liderada por Turing era formada por matemáticos – dentre eles a única mulher do grupo, Joan Clarke (Keira Knightley), linguistas, campeões de xadrez.

Dirigido pelo norueguês Morten Tyldum, O Jogo da Imitação conta os períodos mais importantes da vida de Turing, desde os infelizes anos da adolescência no internato, passando pelo triunfo secreto de sua equipe durante a guerra até a tragédia de sua morte prematura no período pós-guerra, quando foi condenado por ser homossexual e obrigado a tomar injeções de hormônio para não ser preso. Turing inventou a técnica eletromecânica que permitiu a quebra de cerca de 3.000 mensagens de códigos secretos gerados pela máquina alemã Enigma, possibilitou o fim da Segunda Guerra Mundial e deu os primeiros fundamentos para a criação do computador. Confira o trailer!

Acesso Cultural

No ar desde 2012, o Acesso Cultural está entre os maiores veículos on-line de entretenimento e cultura do país. Com milhares de pageviews por mês, nosso lema é informar a todos os públicos, principalmente aos jovens, os acontecimentos do mundo cultural.

Facebook Instagram Twitter

Deixe um comentário