Exibido em Cannes, Jauja estreia em 25 de junho




Escrito e dirigido por Lisandro Alonso, o filme tem como protagonista Viggo Mortensen e foi produzido pela brasileira Bananeira Filmes

Sexto longa-metragem do diretor Lisandro Alonso (LA LIBERTAD), JAUJA é uma co-produção Argentina-Brasil e chega aos cinemas no dia 25 de junho. O filme ganhou a Menção Honrosa no Ghent International Film Festival e levou o prêmio FIPRESCI durante o Festival de Cannes do ano passado, dentro da seção “Um Certo Olhar”. O longa conta a história de um homem desesperado em busca de sua filha.

JAUJA foi realizado pela Bananeira Filmes, mesma produtora de “O PALHAÇO” (2011), filme visto por mais de 1,5 milhões de brasileiros e ganhador de mais de 50 prêmios no Brasil e no exterior. A produtora foi fundada em 2000 por Vânia Catani e é atualmente uma das mais prestigiadas produtoras de cinema brasileiras.

O diretor fala sobre a origem do filme: “Há alguns anos eu recebi um email me dizendo que uma amiga próxima havia sido assassinada em uma terra distante de sua cidade natal. Ela amava escrever e falar sobre filmes, às vezes até demais. Eu fiquei fortemente chocado com o que aconteceu a ela e comecei a pensar nessa história. Seguindo seu conselho, eu dediquei mais espaço às palavras e aos meus próprios desejos. Estranhamente, sinto que esse filme chegou a mim e se construiu de uma forma irreal, como um forma de me ajudar a entender esse mundo em que vivemos, como nós desaparecemos para retornamos inexplicavelmente, de formas misteriosas.”

O ator Viggo Mortensen também comenta sobre a experiência: “Essa experiência colaborativa foi uma das mais satisfatórias da minha vida. Terminamos com uma obra que é igualmente Argentina e Dinamarquesa; algo nada fácil de se completar. […] Diretores como Lisandro, que podem verdadeiramente nos comover com a sutileza e inconfundível autenticidade de contar uma história, são raros. Eu me orgulho de ter sido uma testemunha de um importante passo criativo desse diretor, e também uma parte do time que produziu o que certamente foi uma das mais especiais experiências do Festival de Cannes de 2014.





Sinopse:

Um pai e uma filha viajam da Dinamarca para um paraíso chamado Jauja. Ela foge apaixonada e o pai parte em uma violenta busca para encontrá-la. A única certeza é que todos que tentaram se encontrar neste lugar se perderam pelo caminho.

Ficha técnica:

JAUJA (Jauja)
2014 | Argentina – Brasil | Faroeste | 109 min.
Dir.: Lisandro Alonso
Elenco: Viggo Mortensen, Ghita Norby, Viilbjork Malling Agger, Diego Román, Adrián Fondari
Data de estreia: 25 de junho
Classificação indicativa: à definir.

Distribuição: Vitrine Filmes

Acesso Cultural

No ar desde 2012, o Acesso Cultural está entre os maiores veículos on-line de entretenimento e cultura do país. Com milhares de pageviews por mês, nosso lema é informar a todos os públicos, principalmente aos jovens, os acontecimentos do mundo cultural.

Facebook Instagram Twitter

Deixe um comentário