FRANK estreia nos cinemas nacionais




Por Walace Toledo

Comédia dramática indie é baseada em cantor inglês dos anos 80

Nesta divertida comédia dramática, Jon Burroughs (Domhnall Gleeson) é um aspirante a músico que se vê sem referências quando entra para banda de rock de vanguarda The Soronprfbs, liderada pelo enigmático Frank (Michael Fassbender) – um gênio musical que se esconde dentro de uma cabeça gigante de papel machê.

Após o tecladista surtar, o empresário Don (Scoot McNairy) convida Jon a tocar com eles por uma noite. Sentindo potencial no garoto, Frank propõe a ele integrar o grupo e viajar com a banda. Excitado com a oportunidade o jovem larga tudo e vai viver o sonho artístico musical que almejava. Estranho no ninho, vive em constante atrito com a ameaçadora tereminista Clara (Maggie Gyllenhaal). Aos poucos ganha a confiança da baterista Nana (Carla Azar) e do belo baixista francês Baraque (François Civil).
Juntos se instalam por longos meses em uma cabana no interior da Irlanda para gravar um novo CD. Excentricidades afloram e pode-se conhecer mais de Frank. A “cabeça” é uma extensão do músico, que não a retira nem para tomar banho ou dormir, alter ego vivido 24 horas. O som da banda é peculiar, assim como os integrantes. Frank se inspira em qualquer coisa para compor e essa transpiração musical fascina os companheiros. A expressão facial imóvel da cabeça falsa intimida à primeira vista, entretanto o carisma e a atitude corporal amigável conquistam as pessoas ao redor (e os espectadores) rapidamente.  
No convívio de quase um ano os músicos superam limites e despem suas fragilidades. Jon fez de suas redes sociais um diário virtual contando tudo o aconteceu durantes os meses. Com a divulgação na internet bombada surge o inesperado convite para um festival que pode mudar o rumo da carreira da banda, causando ansiedade e instabilidade no grupo. As relações se estreitam ainda mais com as decisões que os personagens devem tomar dali pra frente.
Parece fruto da imaginação dos roteiristas, porém FRANK é inspirado no personagem Frank Sidebottom, do comediante e músico inglês Chris Sievey (1955-2010), frontman da banda The Freshies entre o final de 70 e início de 80, no Reino Unido. Jon Ronson, que foi integrante da The Freshies, assina o roteiro ao lado de Peter Straughan. Direção por Lenny Abrahamsom. 


Sutil, o humor permeia toda a trama, nem sempre por palavras. Os personagens são intensos, destaque sem dúvida para Fassbender que consegue passar emoção além da estática cabeça postiça e para cenas de tensão entre Gleeson e Maggie. Com uma brilhante carreira internacional e elogiado pela critica e público, FRANK estreia hoje nos cinemas de São Paulo e Rio de Janeiro após participar dos festivais Sundance 2014 e Festival do Rio 2014.
Salas de exibição:

Belas Artes, São Paulo
Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca, São Paulo
Estação NET Gávea, Rio de Janeiro
Espaço Itaú de Cinema Botafogo, Rio de Janeiro
Estação NET Barra Point, Rio de Janeiro
Cine Joia, Rio de Janeiro
Cine Santa, Rio de Janeiro

Acesso Cultural

No ar desde 2012, o Acesso Cultural está entre os maiores veículos on-line de entretenimento e cultura do país. Com milhares de pageviews por mês, nosso lema é informar a todos os públicos, principalmente aos jovens, os acontecimentos do mundo cultural.

Facebook Instagram Twitter

Deixe um comentário