Musical HAIR ganha nova montagem
Sucesso da Broadway está em cartaz na capital paulista
Por Walace Toledo
Fotos Célio Jouker
PAZ E AMOR – O movimento hippie dos anos 60 está de volta com a ‘Tribo’ de Berger e cia. no palco do Teatro Nair Bello, em São Paulo. Em sua sétima edição, os alunos do curso “Making Musicals” da Escola de Atores Wolf Maya dão vida ao clássico e premiado “HAIR”, um estudo da obra de James Rado e Geromi Ragni.
Berger (Luiz Pimentel) é o líder do grupo de hippies
FAÇA AMOR, NÃO FAÇA GUERRA – Na história uma turma de jovens – a Tribo – vive o estilo hippie de ser pelas ruas de Nova York. Berger (Luiz Pimentel), o erótico líder idolatrado pelo grupo; sua pseudonamorada ativista política Sheila (Mia Wicthoff/Paula Nicole) e o indeciso Claude (Lucas Souza) formam o triângulo amoroso protagonista da trama. As divergências ideológicas com os pais e a sociedade fazem com que eles fiquem mais tempo juntos do que em seus lares, mesmo que seja em um galpão abandonado, sujo e frio.
As famosas canções “Aquarius” e “Let The Sunshine In” entre outras, versionadas para o português, embalam a história. “Sodomia” e “Haxixe” explicitam os tabus sexuais e as preferências lisérgicas do grupo. Norte-americanos estão sendo enviados para Guerra do Vietnã, contrários a isso Sheila e seus amigos vão às ruas segurando cartazes com dizeres antiguerra e críticas sociais. Com a carta de convocação em mãos Claude deve escolher: seguir o ‘Sistema’ ou queimá-la em um ritual de libertação com o restante da irmandade.
Outras duas personagens prendem a atenção do público: a doce grávida Jeannie (Carol Hubner/Rosiany Pelizzer), que não tem a mínima ideia de quem é o pai do bebê e é apaixonada por Claude e o libidinoso Woof (Júlia Braga/Rodrigo Nóbrega), que nutre uma tara pelo cantor Mick Jagger.
Sheila (Mia Wicthoff) à frente do prostesto
ERA DE AQUÁRIO – A primeira apresentação do musical data de 1967 no circuito alternativo (off-Broadway) de Nova York, logo o sucesso veio e no ano seguinte migraram para o mainstream (Broadway). Além dos entorpecentes e a liberdade sexual, a peça é conhecida pela polêmica nudez coletiva no final do primeiro ato, porém nesta montagem os atores não apresentam tal cena nus.
HAIR é o retrato de uma geração baseada numa filosofia pacifista, de amor, pensamento e uso de drogas livres. Símbolo da contracultura, fez de suas canções hinos de uma época.
Lucas Souza dá vida ao tranquilo e indeciso Claude
Alinne Frasson, Ashley Aigner Antunes, Carol Ghirardelli, Diego Godoy, Guilherme Franulovic, Herbene França, Jady Forte, Luciana Perroni, Luiza Patara, Rafael Leal, Rebeca Oliviera, Stephanie Liporacci completam o elenco. HAIR tem direção de Hubson Glauber, co-direção de Rodrigo Miallaret, direção musical por Thiago Gimenes, coreografias de Eduardo Martinz (sapateado) e Keila Fuke (jazz) e a supervisão geral do Wolf Maya.
HAIR – O MUSICAL
Teatro Nair Bello
Shopping Frei Caneca – Rua Frei Caneca, 569, 3° Piso
Até 31 de maio
Sábados às 15h | Domingos às 14h
R$ 20