Maia Flore inaugura exposição em SP
“Imagine France – A Viagem Fantástica” propõe um olhar diferenciado sobre as belezas turísticas francesas
Fotos: Divulgação
Após grande sucesso com a exposição ”On Joue Sur la Terre”, nos meses de março e abril, a Galeria Imago da Aliança Francesa de São Paulo inaugura no dia 19 de junho a sua mais nova exposição ‘Imagine France -A viagem fantástica’ de Maia Flore.
A exposição propõe um olhar novo, poético e peculiar sobre castelos, museus, igrejas, grutas, parques e monumentos franceses, que a cada ano atraem milhares de visitantes internacionais para o país para conhecer sua enorme riqueza e diversidade cultural.
Para realizar essa série de fotografias, Maia Flore viajou pelas estradas francesas entre julho e setembro de 2013. Ela visitou 25 locais de interesse cultural e, em seguida, os encenou conforme a inspiração que retirou de cada um deles. Seu conceito era criar um personagem apropriado a cada lugar, tornando-o vibrante e surpreendente. Às vezes como ator da encenação, às vezes como espectador, esse personagem recorrente anima e renova os patrimônios visitados, através de um novo ângulo.
Esse evento itinerante percorrerá o mundo durante três anos. Em 2015, já passou pela Espanha (Madri e Barcelona), chega agora ao Brasil (São Paulo) e encerra o ano na Alemanha (Frankfurt).
A “Imagine France” é, portanto, uma experiência inédita que vai mergulhar os espectadores em um mundo outrora já conhecido, mas sempre apresentado de uma forma surpreendente, graças ao talento da artista. Um convite para descobrir ou redescobrir a extraordinária riqueza do patrimônio francês.
Sobre Maia Flore
Nasceu em 1988, na França. Em 2011, torna-se membro da Agência VU’. Sua abordagem consiste em uma busca de coincidência entre o real e sua imaginação. Um universo criado a partir de diversas peças em forma de narrações emocionantes e encantadoras, por vezes esquisitas e até surrealistas. É na Suécia que ela começa sua primeira série “Sleep Elevations”, uma viagem suspensa que divaga nas memórias de infância. No segundo trimestre de 2012, quando morou pela primeira vez na Finlândia, Maia Flore explorou novos métodos de representação e de narração. Essas buscas continuam no centro das artes de Berkeley, na Califórnia. Daí decorrem duas séries (Situations e Morning Sculptures) que seguem explorando a confusão de sentimentos na qual a fotógrafa dispõe seus personagens como seus espectadores. Pela primeira vez, em fevereiro de 2011, suas obras são expostas no festival Circulation (s) de la Jeune Photographie Européenne, em Paris. Em seguida, suas fotografias são apresentadas na edição 2011 do “Recontres d’Arles”, em diversos festivais europeus e estrangeiros, além de exposição coletivas. Mais recentemente, a série “Morning Sculptures” foi exposta no Somerset House de Londres na ocasião do Sony World Photo Awards. Em 2013, participa do prêmio PHPA [ Photo d’Hotel, Photo d’Auteur (Foto de Hotel, foto de Autor). Sua indicação permite que ela explore os laços entre imagem e texto. Em 2015, é vencedora do prêmio HSBC de fotografia. Paralelamente ao seu trabalho pessoal, ela também atende a pedidos tanto da imprensa quanto do setor cultural, público ou privado. Suas fotografias são publicadas frequentemente na imprensa francesa (Libération, Images, Réponses Photos, Nova, Zoom, L’oeil etc.) e americana (The New Yorker, Kinfolk).
SERVIÇO:
Local: Galeria Imago – Aliança Francesa Jardins-Trianon – R. Ministro Rocha Azevedo, 419 – Jardins. (Estacionamento conveniado Estapa, na Al. Jaú)
Data: 19/06 até 31/08 (Segunda a Sexta das 09h às 20h e Sábado das 09h às 13h)
Mais informações: 3017 5699 – r. 5602
Ingressos: Gratuito
Classificação: Livre