Cláudia Raia celebra 30 anos de sucesso




Musical revisita momentos marcantes na trajetória da consagrada atriz de TV e teatro musical em uma grande celebração teatral
Texto por Walace Toledo
Fotos por Luciano Santos
Na última terça (21/07) realizou-se a coletiva de imprensa do aguardado “Raia 30 – O musical” nas dependências do Theatro NET SP. Cláudia Raia reuniu a equipe criativa para contar um pouco mais sobre o espetáculo que celebra três décadas de sucesso no teatro e televisão. O musical entra em cartaz nesta sexta-feira (24/07), em São Paulo.
Maria Cláudia Motta Raia, mais conhecida por Cláudia Raia, é uma daquelas artistas que quando entra em cena você sente uma energia pulsante fora do comum, dentro e fora dos palcos ela irradia e contagia com seu talento e paixão pelo teatro. Durante todo o encontro, o sorriso estampado em seu rosto era de satisfação e felicidade, uma vontade explosiva de mostrar ao seu público a trajetória que a fez se tornar quem é.
A sensação que eu tenho é que estou recebendo o meu público em casa e contando como tudo começou. Este espetáculo é um brinde e eu quero brindar com meu público que me acompanha há 30 anos, as pessoas que vem ao teatro, que me prestigiam desde lá de trás; e também com aqueles que me deram a mão, porque eu acredito em duas coisas: oportunidade e trabalho”, diz Cláudia.
Para esta celebração a atriz reuniu uma equipe de profissionais ímpar, parceiros de longa data: Miguel Falabella no texto, José Possi Neto na direção, maestro Marconi Araújo na direção musical e vocal, Tania Nardini na coreografia, Fabio Namatame assina os figurinos e a produção geral de Sandro Chaim.
Fabio Namatame, Marconi Araújo, José Possi Neto, Cláudia Raia, Marcos Tumura e Tania Nardini posam em frente ao backdrop
Raia 10, 20, 30
Segundo Cláudia não é um espetáculo autobiográfico e não é contado cronologicamente. É a história de uma menina que desde muito cedo queria seguir a carreira artística, lutou muito por isso e conquistou seus sonhos; poderia ser qualquer pessoa, mas por um acaso é uma representação dela.

crédito: Luciano Santos

A trama se inicia durante um alongamento corporal de Raia, o diretor Possi Neto explica que “é como se acontecesse uma explosão de memórias (…) estes estilhaços de memórias abrem portas de onde entram várias personagens”. O primeiro bloco vem com uma linguagem Felliniana – onde as imagens são mais importantes do que o texto – começando a mostrar e destrinchar as histórias dos seus icônicos personagens.
O segundo momento é ligado ao valor da dança, do ballet clássico que é a primeira formação de Cláudia. Bailarinas, sua mãe Odette e sua irmã Olenka foram as maiores incentivadoras e as responsáveis por introduzirem-na ao universo do ballet.
As passagens mais transformadoras de sua vida estão presentes na dramaturgia: a ida para Nova York aos 13 anos de idade; o contato com os musicais e a arte de Bob Fosse (uma das grandes referências da atriz); a experiência no corpo de baile do teatro Cólon, na Argentina; a estreia em “Chorus Line” (o primeiro teatro musical) e a entrada no mundo televisivo.

O número “Alô, Alô Brasil” representa a passagem da Cláudia Raia pelo teatro de Revista:

(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.3”; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

Vem aí #Raia30omusical! Assista um trecho do espetáculo que estreia dia 24 de julho, no Theatro NET SP! #Aperteoplay #ClaudiaRaia
Posted by Site Acesso Cultural on Terça, 21 de julho de 2015



Não poderiam falta em cena figuras primordiais no início de sua carreira: Seu mentor, o importantíssimo coreógrafo americano Lennie Dale, que a encantou com o irreverente grupo “Dzi Croquettes”, e o grande diretor de TV, Walter Clark.
O público poderá relembrar dois dos papéis que marcaram Raia na TV: seu xodó e primeira grande oportunidade na TV, a feirante Tancinha (Sassaricando/1987); e a presidiária Tonhão (TV Pirata/1988-1992). Na difícil missão de transpor personagens televisivos para o palco, “a gente optou por personagens mais estereotipados, ou seja, mais teatrais que pudessem funcionar num espetáculo de teatro”, explica Cláudia. Sally Bowles (Cabaret), Sheila (Chorus Line), Charity Valentine (Sweet Charity) entre outras personagens dos seus espetáculos musicais costuram o mosaico que representam estes 30 anos.


Crédito: Luciano Santos

Convidado especial do “Raia 30”, Marcos Tumura é companheiro de palco da Cláudia há trinta anos, desde “Chorus Line” (1984). Alberto Goya, Alessandra Dimitriou, Carol Costa, Daniel Cabral, Estela Baraldi, Elton Towersey, João Paulo de Almeida, Luana Zenun, Mariana Barros, Marilice Consenza, Matheus Paiva e Rodrigo Negrini completam o elenco, assim como a equipe criativa, boa parte do elenco já tem uma história de musicais anteriores ao lado da atriz.
Brincalhona Cláudia finaliza, “com 80 anos eu farei o ‘Raia que o Parta’ onde eu vou contar tudo, não vai sobrar pedra sobre pedra, meus filhos vão me liberar ‘ela tá doida, tá velha, deixa’ (risos). Aí vou falar tudo, coisas íntimas, sexuais… Aqui a gente não conta, quando vai sair algo da minha boca a gente corta pro ‘código’, quem assistir o musical vai entender…”.
“Não Fuja da Raia”:
NEM TENTE FUGIR DA RAIA

O pacote comemorativo “Raia 30” vai além do espetáculo musical. Ainda este ano (data a definir) será inaugurada uma exposição dos 30 figurinos mais importantes da carreira – entre personagens televisivos e teatrais – mais o lançamento de um livro contendo 300 páginas de fotos contando sua trajetória.
Serviço
Local: Theatro NET SP – Shopping Vila Olímpia | 5º piso (Rua Olimpíadas 360, Itaim Bibi – São Paulo/SP)
Temporada: Até 17 de outubro de 2015
Dias e Horários: Qui e Sex às 21h | Sáb às 18h30 e 21h | Dom às 18h
Valores: De R$50 a R$180 (inteiras)
Venda de ingressos: direto na bilheteria do teatro ou pelo site: www.ingressorapido.com.br

Acesso Cultural

No ar desde 2012, o Acesso Cultural está entre os maiores veículos on-line de entretenimento e cultura do país. Com milhares de pageviews por mês, nosso lema é informar a todos os públicos, principalmente aos jovens, os acontecimentos do mundo cultural.

Facebook Instagram Twitter

Deixe um comentário