‘Memórias de um Gigolô’ no século passado




Sob direção de Miguel Falabella, obra de Marcos Rey ganha adaptação musical protagonizada por Marcelo Serrado, Mariana Rios e Leonardo Miggiorin

Por Walace Toledo
Fotos e vídeo por Michele Costa
Na última segunda-feira (06/07/2015) realizou-se a coletiva de imprensa da superprodução brasileira “Memórias de um Gigolô”, que estreia nesta sexta-feira 10 de julho, no Teatro Procópio Ferreira, em São Paulo.

Baseado na obra homônima (romance, 1968) do escritor e roteirista brasileiro Marcos Rey (1925 – 1999), o espetáculo tem adaptação e direção de Miguel Falabella; músicas e direção musical do maestro Josimar Carneiro; coreografias de Fernanda Chamma; figurinos por Lígia Rocha e produção geral de Sandro Chaim.

A prostituta Guadalupe – peça central do triângulo amoroso – é interpretada pela atriz e cantora Mariana Rios, os atores Leonardo Miggiorin e Marcelo Serrado dão vida aos gigolôs rivais Mariano e Esmeraldo, respectivamente. O musical faz uma grande viagem a São Paulo do começo do século XX, onde este irreverente trio vive em meio ao apogeu do ciclo do café e do progresso trazido pela industrialização da metrópole na década de 20 e 30.

A trama atravessa as Revoluções de 1930 e Constitucionalista de 32 – uma São Paulo efervescente tornando-se potência industrial – “a gente vai passando por isso, mas não foca em nenhuma questão político-econômica, os personagens trazem isso na sua própria vivência”, pontua Miggiorin.

As “Memórias” em questão são as do órfão Mariano, um cara que perdeu tudo, foi criado no meios dos trambiques da cartomante Madame Antonieta (Mariana Baltar); que logo após seu falecimento é adotado pela dona de bordel Madame Iara (Alessandra Verney), que o insere em um mundo cercado de volúpia, jogo de interesses e também muita diversão. Neste local conhece a dupla que irá mudar sua vida: a encantadora e charmosa Guadalupe e o gigolô amante da boa vida Esmeraldo.

“Mariano se apaixona pela única mulher que ele não podia se apaixonar, porque ela já era de outro homem, aí você já vê um componente muito forte de identificação afetiva entre personagens (…) o que leva o espetáculo é essa paixão, essa trama, essa dor que os personagens sentem”, completa Leonardo.

Entre os três surge um jogo de sedução vivido sem pudores ou repressão, em meio ao luxo, ao brilho e ao requinte que envolvem os magnatas da indústria cafeeira. Para levar esse universo para o palco do Teatro Procópio Ferreira, um cenário deslumbrante (assinado por Renalto Theobaldo e Beto Rolnik) conta com os principais itens do bom gosto paulistano e remonta quadro a quadro a época retratada.

Preparação, suor e dedicação

Os atores se dedicaram durante dois meses para atuarem no espetáculo. Ensaio de voz e texto com duração de oito horas por dia (quatro vezes por semana), além da pesquisa particular de cada um para composição do papel. O trio preferiu somente ler o livro e não pesquisar e assistir a minissérie exibida na Rede Globo (1986), para que pudessem construir seus personagens de um jeito novo.

Mariana Rios canta desde a infância, chegou ao Rio de Janeiro com 18 anos e integrou musicais do Oswaldo Montenegro, lançou CD, porém sempre sentiu falta de estudar e se dedicar ao canto. “Eu sempre senti uma necessidade muito grande de preparar mais a minha voz, nasci cantando praticamente (…) aí chegou um anjo na minha vida que é o (preparador vocal) Rafael Villar, ele mudou minha voz, a fez renascer, aí indiquei a todos (do elenco), a minha segurança na hora de cantar é tudo culpa dele (risos)”, confessa a atriz. Leonardo e  Marcelo também tiveram a experiência de Rafael a favor deles e afirmam que a questão da segurança é muito importante, a técnica é fundamental e faz toda diferença.

Não só Villar como o próprio Falabella fez parte da transmissão de segurança aos atores, como Serrado destaca “o Miguel vendo nosso ensaio falava: ‘eu ainda sou aquele garoto da Ilha do Governador aqui como público’. O olhar dele é muito generoso e muito rígido, prima pela qualidade de uma maneira que nos deixa seguros”. Miggiorin fala mais um pouco sobre o diretor, “essa história é contada por um cara que passou por diversas situações sofríveis, mas com leveza e muito humor. Isso me lembra o Miguel, no primeiro dia ele falou: ‘trabalhar comigo é uma farra organizada, é divertido, é sério, mas é pra gente ser feliz’. O melhor momento do ensaio pra mim é quando, nos intervalos, sentamos em volta do Miguel para ouvirmos suas histórias, as memórias de Falabella estão aqui também”.

Completam o elenco: Adriana Capparelli, Adriano Fanti, Alexandre Lima, Clara Camargo, Fernanda Belinatti, Fernando Cursino, Laura Visconti, Luana Bichiqui, Luiz Pacini, Renata Brás, Osmar Silveira, Thati Abra e Ubiracy Paraná do Brasil.

Genuinamente brasileiro, o musical “Memórias de um Gigolô” é uma grande homenagem à terra da garoa. Imperdível, não percam!

Serviço

Local: Teatro Procópio Ferreira – Rua Augusta, 2823, Jd. Paulista – São Paulo
Temporada: de 10/07 a 30/08/2015
Dias e Horários: Qui às 21h | Sex às 21h30 | Sáb às 18h e às 21h30 | Dom às 18h
Valores: de R$ 50 (inteira) a R$ 180 (inteira)
Ingressos: na bilheteria do teatro ou pelo site www.ingressorapido.com.br
Classificação etária: 10 anos.

(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.3”; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));


Mariana Rios (Guadalupe), Leonardo Miggiorin (Mariano) e Serrado Marcelo (Esmeraldo) estrelam o musical “Memórias de um Gigolô”, sob direção de Miguel Falabella. Um romance cheio de reviravoltas, boemia e humor na São Paulo de 1920/30. O espetáculo estreia nesta sexta-feira (10/07) no Teatro Procópio Ferreira, em SP.#AcessoCultural #Memoriasdeumgigolo #Musical #Teatro #ProcópioFerreira #MarianaRios #MarceloSerrado #LeonardoMiggiorin #SP #Estreia #10dejulho
Posted by Site Acesso Cultural on Terça, 7 de julho de 2015

Acesso Cultural

No ar desde 2012, o Acesso Cultural está entre os maiores veículos on-line de entretenimento e cultura do país. Com milhares de pageviews por mês, nosso lema é informar a todos os públicos, principalmente aos jovens, os acontecimentos do mundo cultural.

Facebook Instagram Twitter

Deixe um comentário