PRAÇA VICTOR CIVITA RECEBE EXPOSIÇÃO INTERATIVA




Evento gratuito desenvolve projetos sociais em parceria com comunidades

A exposição interativa ‘Colcha de Retalhos’ fará com que o ambiente da Praça Victor Civita se pareça com a casa da vovó – sabe o cheirinho de chá quente e as cores delicadas que só a casa da avó tem? É disso que estamos falando.  

Entre os dias 7 e 27 de julho, o evento, realizado pela Cummins South America e liderada pela área de Responsabilidade Corporativa da companhia, toma espaços da praça para realizar uma mostra com os resultados de projeto social que contou com mais de 400 colaboradores da Cummins em diversos países, incluindo Brasil, Colômbia, Argentina e Estados Unidos.

Sob a curadoria de Luiza Bitencourt e Tiago Maltoni, da Sala 8 Produções Artísticas, o Prédio do Incinerador contará com itens como máquina de costura antiga, porta-retratos com imagens de todo o processo de criação e confecção das colchas, cadeira de balanço, um varal de colcha de retalhos, entre outros, que serão cuidadosamente espalhados pelo local. Até o aroma da casa da vovó foi pensado com carinho; seja o do alecrim ou dos chás, o importante é imaginar o gostoso aconchego.


A ideia da exposição surgiu a partir de uma visita na Cemaia (Macaé, RJ), com a qual a Cummins Vendas e Serviços possui parceria desde 2014. Com capacidade para 30 pessoas, a instituição, que atende crianças sob tutela judicial, tinha acabado de receber novos móveis para os dormitórios e solicitou colchas para as camas. A ideia foi além de simplesmente realizar a doação e assim surgiu o Projeto ‘Colcha de Retalhos’, ação que vai ao encontro da filosofia Cummins: desenvolver projetos sociais sustentados por três pilares: educação, meio ambiente e justiça social.

“Pensando na cama como um dos poucos espaços individuais de uma criança institucionalizada e o local onde sonhamos, decidimos confeccionar colchas tecidas com amor e carinho e levar o nosso mais profundo desejo de que elas continuem sonhando e que, mais que isso, acreditem que seus sonhos podem ser realizados”, diz Adriana Davanzo, líder do projeto e da área de Responsabilidade Corporativa da Cummins Vendas e Serviços.


Ao receber um quadrado de tecido com 20 cm de medida, os colaboradores tiveram a oportunidade de soltar a criatividade junto aos familiares e amigos. Entre bordados, rendas, fuxicos, patchwork, decoupage, pinturas e colagens foram produzidos 1.640 retalhos, o que resultou em mais de 40 colchas. O projeto contou ainda com a participação da Oficina de Costura Pano Pra Manga, desenvolvido pela Cummins em 2008, cujo objetivo é gerar renda à comunidade de Guarulhos (SP), onde a fábrica está instalada.

A Pano Pra Manga conta atualmente com 5 integrantes formados no ofício da arte de corte e costura que receberam também informações de contexto empreendedor. A oficina atualmente opera desenvolvendo e comercializando produtos têxteis, e o projeto já formou mais de 100 moradores no ofício. A equipe, em parceria com o grupo Design Possível, ficou responsável pela confecção das colchas, desde a seleção dos retalhos por tema, até a costura e acabamento do material.

Durante o desenvolvimento do projeto surgiu a necessidade de expor o resultado tecido por centenas de mãos. A exposição interativa tem como objetivo contar, por meio de uma narrativa artística, a história do projeto. O visitante também poderá confeccionar o seu próprio retalho na oficina interativa (quintas a domingos, das 13h às 17h) e ainda receber dicas com técnicas artesanais como patchwork, bordados, pinturas, entre outras.


SOBRE A PRAÇA VICTOR CIVITA

 Projeto pioneiro na América Latina, inaugurada em 2008, a Praça Victor Civita é resultado da iniciativa do Grupo Abril em parceria com a Prefeitura do Município de São Paulo, o Itaú, a Even Construtora e a Petrobrás. 

A partir de um espaço com aproximadamente 14 mil metros quadrados e área verde com cerca de 80 árvores, a Praça oferece à população um espaço que propõe uma reflexão acerca da preservação ambiental. Também abriga o Prédio do Incinerador, instalado no antigo incinerador de Pinheiros, e desenvolve atividades de educação socioambiental, com cursos, palestras e visitas escolares, além de localização privilegiada e de fácil acesso através de transporte público ou carro. 

A Praça Victor Civita dispõe de um palco para espetáculos com arquibancada coberta para 290 pessoas, onde ocorrem apresentações musicais, passando pelo rock, samba e música clássica, também espetáculos circenses, aulas de arte, yoga e pilates, além de atividades no centro de convivência para a terceira idade (CIIPE). 

O projeto foi implementado a partir da iniciativa de reviver uma região degradada pelo acúmulo de detritos ao longo dos anos, uma vez que, entre os anos de 1949 e 1989, o espaço funcionou como centro de processamento de resíduos urbanos. Dentro das normas técnicas de acessibilidade, a área conta com uma exposição permanente sobre as formas, materiais e tecnologias empregadas no tipo de reabilitação ambiental do terreno. Além disso, a Praça Victor Civita conta com soluções arquitetônicas de reuso de água, economia energética e projeto paisagístico educativo. 

A Praça Victor Civita é aberta diariamente, das 6h30 às 19h, e toda a sua programação é gratuita. Para visita de grupos escolares é necessário agendamento. A Praça divulga suas atividades através do site http://pracavictorcivita.org.br e também  nas redes sociais twitter (@pracavc) e facebook (fb.com/pracavictorcivita). No site, o público pode se cadastrar para receber a newsletter da programação.

SERVIÇO:

Praça Victor Civita recebe a exposição interativa ‘Colcha de Retalhos’

Data: 7 e 27 de julho
Horário: das 8h às 18h
Local: Praça Victor Civita | Rua Sumidouro, 580, Pinheiros
Ingresso: gratuito
Classificação: livre

Outras informações: (11) 3031-3689 ou www.pracavictorcivita.org.br

*A apresentação acontece no palco da praça, que conta com arquibancada coberta para 290 pessoas. Não é necessário retirar ingressos com antecedência.

Acesso Cultural

No ar desde 2012, o Acesso Cultural está entre os maiores veículos on-line de entretenimento e cultura do país. Com milhares de pageviews por mês, nosso lema é informar a todos os públicos, principalmente aos jovens, os acontecimentos do mundo cultural.

Facebook Instagram Twitter

Deixe um comentário