‘PIADEIROS’ DE GUSTAVO ROSA DE MOURA ESTREIA DIA 19/11




Depois de percorrer mais de 40 cidades localizadas nos lugares mais remotos das cinco regiões do Brasil – e de Portugal –, ouvindo piadas, histórias e causos bem-humorados, o diretor Gustavo Rosa de Moura lança no dia 19 de novembro, em circuito comercial, “Piadeiros”. Este é o terceiro documentário do cineasta que também dirigiu “Cildo” (2010) e “Consideração do poema” (2012). Gustavo atualmente finaliza “Canção da Volta”, seu primeiro longa-metragem de ficção. 

Foto: Divulgação
Um autêntico road movie da risada, o filme revela uma pesquisa itinerante por piadeiros não profissionais em todo o país. Nele, encontramos gente boa de contar piada nas ruas, praças, bares e mercados. Gente a quilômetros de distância dos holofotes dos palcos e da televisão. Gente que, além de interessante, tem o especial talento de fazer os outros rirem apenas contando uma piada. Gente, talvez, um tanto em extinção.
Sem recorrer a teorias, teses ou julgamentos, o documentário não deixa de ser também uma investigação sobre oralidade e humor brasileiros, bem como sobre diferenças regionais, tabus e preconceitos.
O filme, que teve world première na 39° Mostra Internacional de São Paulo, revela o processo de busca do diretor e da equipe de filmagem, incluindo fracassos, dificuldades e acasos para achar os tais piadeiros. E como a ideia sempre foi – para além de rir – observar as particularidades do contar de cada um deles, o diretor optou por não editar internamente as piadas, evitando assim qualquer alteração de conteúdo, ritmo ou jeito de narrar. Tudo que está lá está exatamente como foi dito, como foi contado.
Segundo o diretor, o documentário é muito mais o retrato de um processo do que uma antologia de boas piadas, mesmo sendo um filme bem engraçado e divertido. “Não é fácil chegar com uma câmera diante de alguém e pedir para que conte uma piada. As melhores piadas surgem meio do nada, em situações espontâneas, que são difíceis de capturar com uma câmera. É completamente diferente de um depoimento convencional. Mesmo assim, conseguimos alguns resultados bastante orgânicos, de rolar de rir”, observa.
É o caso de personagens como Araújo – que vende cachaça no mercado de Belo Horizonte –, um sujeito simpático e mineiríssimo que deixa as piadas saírem naturalmente no meio da conversa, uma atrás da outra, sem anunciar nem pedir licença. Há também vários outros ótimos piadeiros como Brother, Ney, Adão e os meninos de Bujaru, todos muito autênticos, simpáticos e divertidos.
Por fim, o filme vai a Portugal em busca das origens disso tudo.


“Piadeiros” é uma realização da produtora Mira Filmes e conta com a distribuição da Espaço Filmes.

Acesso Cultural

No ar desde 2012, o Acesso Cultural está entre os maiores veículos on-line de entretenimento e cultura do país. Com milhares de pageviews por mês, nosso lema é informar a todos os públicos, principalmente aos jovens, os acontecimentos do mundo cultural.

Facebook Instagram Twitter

Deixe um comentário