ESTÚPIDO CUPIDO CELEBRA CARREIRA DE FRANÇOISE FORTON
Espetáculo musical resgata a Jovem Guarda e apresenta exposição fotográfica em comemoração aos 50 anos de carreira da atriz
Por Walace Toledo
Fotos e vídeos por Michele Costa
Após cinco meses de temporada no Rio de Janeiro, alcançando mais de 20 mil espectadores, o musical ‘Estúpido Cupido’ está em cartaz em São Paulo, no Teatro Gazeta. Com texto de Flávio Marinho e direção de Gilberto Gawronski, o espetáculo é um mergulho na nostalgia – tanto para os personagens, como para o público – e revisita grandes hits que embalaram os anos 60 e 70. A temporada foi estendida até o dia 10 de abril para alegria dos paulistanos.
“Em todas as festas que vou, o DJ toca ‘Estúpido Cupido’ e alguém sempre fala da Maria Tereza. Tenho um carinho muito grande pela personagem, a novela ‘Estúpido Cupido’ marcou minha vida”, conta Françoise Forton. Se você tem mais de 45 anos deve se lembrar da sonhadora personagem Tetê, interpretada pela atriz na novela de Mário Prata, exibida pela Rede Globo em 1976. Porém, não se engane, ainda que usando o mesmo apelido e fazendo algumas referências, a personagem do teatro não é a mesma da TV.
Na comédia musical, Tetê (Françoise Forton), vencedora de um concurso de beleza, hoje atriz famosa e apresentadora, é convencida por sua melhor amiga desde os tempos de escola, Ana Maria (Clarisse Derzié Luz) – sim, aquela do vestido de bolinha amarelinha – através do Facebook, a ir num reencontro da turma de colégio, uma festa com músicas e figurinos dos anos dourados.
No evento, Tetê reencontra o ex-marido Frankie (Renato Rabelo) e uma antiga paixão colegial (talvez atual), o descolado Teddy (Luciano Szafir). Tetê também terá que lidar com a arquirrival Wanda (Sheila Matos), os anos não conseguiram domá-la, e ela usará todo seu charme e sensualidade para ocupar a garupa da motocicleta de Teddy. Só que elas não esperavam que o galã quarentão trouxesse junto sua nova namorada, uma ninfeta de 21 anos, estilo 2016. Danielly (Carla Diaz) está completamente por fora da história e do clima da festa. É aí que o conflito entre o passado e presente se torna mais denso e engraçado.
Neste vai e vem de lembranças, Julia Guerra, Luísa Viotti, Mateus Penna Firme, Ryene Chermont e Ricardo Knupp, entram em cena em flashbacks, apresentados como as personagens adolescentes. A personalidade de cada personagem reflete no figurino pensado por Clívia Cohen (também cenógrafa).
“Estúpido Cupido brinca com a relação do tempo, o ontem e o hoje. Uma peça que se passa na atualidade, resgatando a ingenuidade, num descompromisso que tínhamos. O compromisso maior dos anos 60 era de se apaixonar, aí entra a figura e ideia do Cupido”, detalha o diretor Gilberto Gawronski, que pela primeira vez, em 35 anos de carreira, dirige um musical.
Vinte músicas dão o clima ao espetáculo, são tocadas ao vivo por uma banda composta por guitarra, baixo e bateria, baterista este que, aliás, é Guilherme Viotti, filho de Françoise. ‘Banho de Lua’, ‘Lacinhos Cor de Rosa’, ‘Tetê’, ‘I’ve Got Under My Skin’, ‘Biquíni de Bolinha Amarelinha’, ‘Filme Triste’, ‘Alguém na multidão’, além da música-título do espetáculo, ‘Estúpido Cupido’, entre outras, são alguns dos clássicos apresentados durante os 90 minutos.
“São músicas emblemáticas. Os arranjos são baseados nos originais e o público se identifica rapidamente com eles. O diferencial é que em “Tetê” e “Juntinhos” fizemos uma transformação em bolero. Os arranjos vocais, com 11 atores cantando, e a formação instrumental dão o tom do espetáculo”, comenta a diretora musical Liliane Secco. As 16 coreografias de Mabel Tude misturam danças e ritmos, como bossa nova, twist e passos de samba.
Elenco e criativos receberam a impressa dias antes da estreia marcada para 27/02
“A INCANSÁVEL GUERREIRA DA ARTE”
São 45 peças, 32 novelas, participações em minisséries e seriados, nove longas e até a ‘Dança dos Famosos’, quadro do ‘Domingão do Faustão’, Françoise tem na bagagem. Os 50 anos de carreira da atriz estão retratados na exposição fotográfica “Françoise Forton – A Incansável Guerreira da Arte”, que pode ser apreciada no foyer do Teatro Gazeta (entrada franca). A curadoria é do colecionador Marcelo Del Cima.
“Estrela, palavra simples, banal. Definir alguém de forma tão sumária pode ser um ato injusto. Em especial certas estrelas, que se definem não por atitudes ou vaidade, mas por uma trajetória de luta a favor da arte. Françoise Forton é isto: uma guerreira da arte. Estrela, sim, mas estrela de trabalho, amor e dedicação. Incansável, sua vida é uma exemplar trajetória de luta, prova de ouro que atesta a definição”, descreve a crítica teatral Tania Brandão, autora do texto de apresentação da exposição e quem sugeriu o título.
A realização do espetáculo é da Barata Comunicação, de Eduardo Barata, marido de Françoise. Em São Paulo contou com a parceria da produtora local Criola – Rosi Fer.
Serviço
Local: Teatro Gazeta – Avenida Paulista, 900 (Térreo) – São Paulo/SP (650 lugares) – Estacionamento: Convênio com MultiPark (Rua São Carlos do Pinhal, 303 – subsolo do teatro), R$ 20 por 3h
Temporada: até 10/04/2016
Duração: 90 minutos
Recomendação: 12 anos
Dias e Horários: Sáb às 21h | Dom às 18h
Valores: R$ 100 (inteira)
Ingressos: Direto na bilheteria, pelo site www.teatrogazeta.com.br ou telefone 4003-1527
38 respostas para “ESTÚPIDO CUPIDO CELEBRA CARREIRA DE FRANÇOISE FORTON”