Atonement ajuda pessoas a perdoar e serem perdoadas de maneira integral
Autor lista os quatro princípios do atonement para restaurar relações conflituosas
Desde a aurora dos tempos, as diferentes culturas resolveram seus conflitos e fizeram justiça à sua própria moda. Tradicionalmente, houve dois caminhos profundamente divergentes – castigo ou reforma – cujas raízes estão na vingança e no perdão, respectivamente. A primeira implica antagonismo e oposição. A segunda, compaixão e cooperação.
Crédito: Divulgação
O Atonement (at-one-ment), palavra que significa tornar inteiro novamente, está relacionado ao perdão e possui o objetivo de reparar as diversas situações da vida para resgatar o equilíbrio, não só de si mesmo, mas também da sociedade. Segundo o autor do livro Além do Perdão, Phil Cousineau, publicado pela Barany Editora, Atonement vai além de simplesmente perdoar situações quando não se está satisfeito com alguém. “É o ato que corrige um erro, faz correções, repara os danos, propõe a restituição, procura fazer uma compensação, limpa a consciência do transgressor, alivia o ódio da vítima e faz justiça com um sacrifício correspondente ao dano que foi feito”, revela.
Existem quatro princípios do atonement para serem usados como dinâmica e assim, começar a entender efetivamente a perdoar e ser perdoado de forma integral, o que gera ao indivíduo a cura do vitimismo. “A prática do perdão é um estado de consciência superior porque você está reconhecendo que alguém lhe fez alguma coisa errada, destrutiva ou enfraquecedora e, mesmo assim, você ainda vai devolver uma energia afirmativa para esse alguém”, conta o autor.
1. Pensar amoralmente. Abandonar o desejo de vingança e represálias.
Quando Deus diz “A vingança é minha” na Bíblia hebraica, fica implícito que só Deus tem a sabedoria e o distanciamento para realizá-la – quando for preciso usá-la – como ferramenta educacional.
2. O objetivo do atonement é aliviar a culpa dos agressores e o ressentimento das vítimas.
3. Atonement diz respeito à restauração das relações. Isso é verdade seja qual for a nossa abordagem ao processo de cura – interpessoal, internacional, intrassocial, sendo esta última a base da luta dos ativistas que trabalham em favor da justiça restaurativa, e seu foco é exatamente o trabalho com as relações, em oposição ao trabalho de vingança do sistema atual.
4. A ação, tanto quanto a emoção, precisa fazer parte do processo de cura.
Sobre o livro:
Além do Perdão – Reflexões sobre Atonement
Autor: Phil Cousineau
ISBN: 978-85-61080-52-5
Assunto: Ética, Solução de conflitos, Terapia social
272 Páginas;
Preço: 39,90
Capa: Brochura
Formato: 16 x 23 cm
Barany Editora, 2015