São Paulo recebe nova edição da Samsung Mostra Blues




Mais de 30 intervenções musicais pela cidade, exposição de fotos de ídolos do blues e mostra de cinema fazem São Paulo mergulhar no universo do gênero 

Keb’ Mo’ – Foto: André Velozo

O Blues vai invadir São Paulo no mês de maio, durante a Samsung Mostra Blues. Realizado pelo Ministério da Cultura, organizado pela Dançar Marketing e patrocinado pela multinacional de tecnologia que dá nome ao projeto, a mostra acontece entre os dias 2 e 31 de maio, composta por diversos eventos gratuitos.

Ao longo do mês, músicos vestidos a caráter vão passar por lugares estratégicos da cidade e surpreender as pessoas com pocket-shows de  clássicos do blues. Fazem parte do roteiro das bandas a Maria Antônia, as avenidas Paulista e Consolação, o viaduto do Chá a estação do Metrô Vila Madalena, entre outros.

Já no Reserva Cultural, de 2 a 31 de maio, o fotógrafo André Velozo exibe registros de momentos inesquecíveis de Jeff Beck, Buddy Guy, Joss Stone, George Benson e Ben Harper, entre outros, que foram documentados pelo próprio artista em passagens pelo Brasil.

Entre 12 e 18 de maio, também no Reserva Cultural, acontece gratuitamente cinco sessões de cinema com filmes relacionados ao blues e que narram a vida de artistas e momentos marcantes da história do gênero. Entre os filmes, estão “Down by the River” e “Cadillac Records”.

Seguindo as sessões de cinema, haverão Master Classes, nas quais os artistas Nuno Mindellis e Mário Bortolotto vão compartilhar experiências, narrar histórias e dar dicas para trilhar uma carreira musical.

SERVIÇO

Samsung Mostra Blues – de 2 a 31 de maio, das 10 às 20h, no Reserva Cultural (avenida Paulista, 900). Telefone 3287-3529, entrada franca. Classificação etária: livre. Fotos de Nuno Mindelis, Jimmy Vaughan, Ari Borger, Fábio Guimarães, Charile Musselwhite, Keb’Mo’, Ben Harper, Tiffany Harper, Quinn Sullivan e George Benson.

Cine Blues/Master Classes –  dias 12, 13, 16, 17 e 18 de maio, às 21:30, no Reserva Cultural (avenida Paulista, 900). Telefone 3287-3529, entrada franca. Sala 4, 110 lugares (retirada na bilheteria com 1h hora de antecedência, sujeito à disponibilidade). Censura 14 anos. Ordem de exibição:

12/5 – Cadillac Records – Direção de Darnell Martin, de 2008. Retrata o Chess Records, estúdio musical de Chicago. No início trabalha o blues, com ícones como Muddy Waters (Jeffrey Wright) e Little Walter (Columbus Short). Chuck Berry (Mos Def), um dos precursores do rock, também gravou ali. Leonard Chess (Adrien Brody) é o produtor que pretende vencer apostando em talentos como Etta James (Beyoncé Knowles). 1h49.

13/5 – Black snake Moan – Ou Entre o céu e o Inferno, de 2006, direção de Craig Brewer. Com Samuel L. Jackson, Justin Timberlake e Christina Ricci. A trama se concentra em um ex-guitarrista de blues (Jackson) que tem uma mulher problemática (Ricci) mantida sob cativeiro em casa. 1h56.

16/5 – The Blues, The Soul of a Man – Com Bonnie Raitt, Lou Reed e Nick Cave. O diretor Wim Wender documenta a relação entre o sagrado e o profano do blues ao explorar a vida e a música de três de seus artistas favoritos, Skip James, Blind willier Johnson e J.B. Lenoir. 120 minutos. De 2006.

17/5 – Piano Blues – Produtor executivo, Martin scorsese; direção de Clint  Eastwood. Mescla de entrevistas e atuações históricas de gente como Ray Charles, Dr. John, Marcia Ball, David Brubeck, entre outros monstros sagrados. Ano de 2006.

18/5 – Down by the River – A produção dirigida por JP Davidson foi ao ar no ITV, rede de televisão aberta do Reino Unido, no dia 15 de maio de 2011. O documentário traz uma espécie de making of da jornada musical de Hugh Laurie à terra do blues e do jazz, Nova Orleans, nos Estados Unidos. Na produção o “Dr. House” viaja a New Orleans, cidade raiz do blues e do jazz. Em Down by the Rive, participam como convidados os cantores Tom Jones e Irma Thomas, e o músico Allen Toussaint.

Acesso Cultural

No ar desde 2012, o Acesso Cultural está entre os maiores veículos on-line de entretenimento e cultura do país. Com milhares de pageviews por mês, nosso lema é informar a todos os públicos, principalmente aos jovens, os acontecimentos do mundo cultural.

Facebook Instagram Twitter

Deixe um comentário