SlowKids acontece no dia 29 de maio com programação gratuita no Parque Villa-Lobos




O evento, dedicado a oferecer um dia de atrações especiais para adultos e crianças, a fazer com que desacelerem da tecnologia e aproveitem ao ar livre e próximos da natureza, conta com contação de histórias, apresentação musical, feira de troca de brinquedos, brincadeiras tradicionais, entre outros.

No domingo, 29 de maio, das 9h às 16h, o Parque Villa-Lobos, em São Paulo, recebe famílias para participarem de mais uma edição do SlowKids, um evento cheio de atividades especialmente pensadas para entreter em um espaço próximo da natureza e desacelerar as crianças do universo tecnológico, aproximando-as da arte e do campo da criatividade. O SlowKids é inspirado pelo conceito do desenho e acessibilidade universal, para o maior numero de crianças participem em suas dificuldades e potências.

Foto: Luciana Borges

O evento, criado por Tatiana Weberman (Respire Cultura), Juliana Borges (Maria Farinha Filmes) e com o apoio do Instituto Alana, chega à sua 7a edição eleito como o “Melhor Passeio Infantil de 2014”, em votação promovida pelo Guia da Folha (Folha de S.Paulo) e já faz parte do calendário de pais e filhos paulistanos.

Esta edição do SlowKids faz parte da Semana Mundial do Brincar e conta com o patrocínio de OMO, que está alinhado com o projeto nos conceitos do Movimento #livreparadescobrir e da causa Se Sujar Faz Bem.

A programação, que é a mesma de manhã a à tarde – o que possibilita aos pais escolherem o melhor período sem perder qualquer atração – conta com uma série de apresentações, brincadeiras e oficina. Às 10h e às 13h, acontecem contações de histórias com Kiara Terra; às 14h, uma apresentação da POIN – Pequena Orquestra Interativa; e às 11h e às 15h, apresentações da Banda Mirim, um coletivo de artistas que combina linguagens derivadas do circo, do teatro e da música.

Durante todo o dia, das 9h às 16h, haverá Feira de Troca de Brinquedos (basta levar um brinquedo em bom estado e trocar por outro); Estação de Movimentos e Sensações, para crianças de 0 a 3 anos, Estação Bolhas de Sabão Coloridas e Sensoriais, além da Estação de Jardinagem, todos desenvolvidos pela organização Adoletá; Brincadeiras Tradicionais, Jogo de Farinha, Brincadeiras com Terra e Modelagem, Bolhas Coloridas, Pintura, Estação Molhada e Carimbo com Dedos da Casa do Brincar; Estação Reciclagem; playground com brinquedos do “Erê Lab”; Atividades com Bambolês com a Cia Bambolística, Oficina de Reciclagem do Infinito Circular, Painel de Arte Coletiva e Estação Se Essa Rua Fosse Minha  da Oficina Toka; Espaço Leitura; Espaço Slow, uma tenda com almofadas e violinista; e Passeios pela Natureza com o projeto “Ser Criança é Natural”, do Instituto Romã.

Para exemplificar a acessibilidade, o evento contará com monitores especializados, puffs feitos com calças jeans, especiais para as crianças que não têm sustentação corporal própria; e o Erê Lab, uma empresa que cria objetos e brinquedos, e que apresentará dois brinquedos acessíveis; entre outros.

– Casa do Brincar – Desacelere, deixe a correria lá fora e aproveite a fase mais  importante das crianças. Esse é o mote do projeto Casa de Brincar, que através de atividades lúdicas, para pais e filhos, auxilia  no desenvolvimento infantil.

– ErêLab: arte para interagir, brincar, crescer. Brincar é a melhor forma de crescer. ErêLab é uma empresa de criação e desenvolvimento de objetos de brincar, interagir e participar. Brinquedos com brasilidade que participam do urbanismo contemporâneo através de interações no cotidiano. A ErêLab resgata o tempo e o lugar de brincar nas casas, quintais, praças e espaços públicos das cidades, recuperando o tempo de cidadania.

– Passeios pela Natureza: o Projeto “Ser Criança é Natural”, do Instituto Romã, propõe a humanização da natureza através da criança. É uma conexão entre criança e natureza, colocando-os juntos, para brincar, explorar e se descobrir.

– Infinito Circular Ambiental – Organização que lida com a gestão de resíduos recicláveis, reaproveitamento de materiais, educação ambiental, coleta seletiva, arte de sucata.

– Adoletá –  é uma empresa de impacto social que tem o objetivo de promover um ambiente saudável para todas as crianças e suas singularidades com a garantia de que serão acolhidas, cuidadas e educadas em suas máximas potências. A empresa é consultora do SlowKids na parte de acessibilidade.

– Oficina Toka – oferece às crianças, a partir de 3 anos e que já tenham passado pelo desfralde, a oportunidade de desenvolver habilidades e adquirir conhecimentos em áreas específicas, complementando a formação curricular. O Painel de Arte Coletiva tem por objetivo despertar a criança para a arte e a criatividade, pautada na colaboração e cocriação.

– Pequena Orquestra Interativa  – A Poin é apresentada pela Cia Cabelo de Maria, de Renata Mattar e Gustavo Finkler, fundada em 2007, com a proposta de compartilhar a pesquisa musical feita por Renata em seus mais de 10 anos de viagens pelo Brasil registrando músicas de tradição popular.

– Kiara Terra – Contadora de Histórias que há quatro anos organizou seu método e passou a viver uma intensa e surpreendente jornada formando professores pelo Brasil. De lá para cá, viajou bastante por iniciativas ligadas à defesa dos direitos das crianças e instituições públicas e privadas que tem como foco a educação e a articulação da sociedade pela infância. Kiara também leva histórias a lugares inusitados das cidades. Narra para mediar exposições de arte com pais e filhos, participa das Viradas Culturais, encontra palavras em parques, galerias, livrarias, espaços de articulação e acesso à cultura e até na Câmara Municipal já abriu uma história.

– Banda Mirim – um coletivo composto por 14 artistas de várias áreas – entre atores, músicos, cantores e artistas circenses – e inúmeros colaboradores, que vem se destacando na cena paulista com seus espetáculos musicais destinados ao público infanto-juvenil. Desde sua criação, em 2004, dedica-se a inventar e produzir atividade cênicas – tanto peças quanto oficinas – que combinem linguagens derivadas do circo, do teatro e da música, buscando neste elo de integração traduzir em poesia e linguagem lúdica o universo das crianças.

Programação:
09h às 16h – oficinas e atividades simultâneas
10h e 13h – Contação de Histórias com Kiara Terra
11h e 15h – Banda Mirim
14h – POIN – Pequena Orquestra Interativa
16h – Encerramento

Serviço

SlowKids @ Parque Vila Lobos
Data: 29 de maio, domingo, das 09h às 16h
Endereço: Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros, São Paulo – SP
Contato: (11) 2683-6302

Acesso Cultural

No ar desde 2012, o Acesso Cultural está entre os maiores veículos on-line de entretenimento e cultura do país. Com milhares de pageviews por mês, nosso lema é informar a todos os públicos, principalmente aos jovens, os acontecimentos do mundo cultural.

Facebook Instagram Twitter

Deixe um comentário