‘SOBRE RATOS E HOMENS’ REESTREIA NO TEATRO FAAP




Peça de John Steinbeck dirigida por Kiko Marques volta para segunda temporada paulistana em novo teatro a partir de 4 de maio, com sessões às quartas e quintas às 20h

Foto: Luciano Alves

Sessenta anos depois da montagem brasileira dirigida por Augusto Boal, Ricardo Monastero e Ando Camargo dão vida aos conhecidos personagens George e Lennie da obra de John Steinbeck (ganhador do Prêmio Nobel e Pulitzer), escrita em 1937 e que já ganhou versões internacionais em cinema e teatro. 

Completam o elenco os atores Luiz Serra (que trabalhou com Boal e assistiu sua versão da peça), Natallia Rodrigues, Gustavo Vaz, Luciano Schwab, Tom Nunes e Cássio Inácio. A reestreia acontece dia 4 de maio, quarta–feira às 20h e fica em cartaz às quartas e quintas até dia 30 de junho no Teatro FAAP.

Essa montagem começou a ser pensada há quatro anos, quando Ando Camargo apresentou o texto a Ricardo Monastero, que começou a produzir de imediato. Kiko Marques dirige esta versão que conta com cenário de Márcio Vinicius, figurino de Fábio Namatame, luz de Guilherme Bonfanti, trilha sonora de Martin Eikmeier, visagismo de Raphael Cardoso, orodução de elenco de Renata Medeiros, direção de produção por Antônio Ranieri e produção da Dendileão Produções Artísticas.

George e Lennie  são dois amigos bem diferentes. George tem os olhos inquietos, é astuto e determinado, já Lennie é dotado de enorme força física, mas com algum atraso intelectual e tremenda ingenuidade. Forçados a lidar com a realidade, só a verdadeira amizade permitirá que continuem sonhando. No enredo repleto de tensão masculina, a única mulher em cena é Mae, a esposa de Curley, o filho do patrão. Ela joga com seu charme e persuasão para desestabilizar a ordem dos funcionários da fazenda. É sobre ela que se estabelece o conflito clímax da trama.
Foto: Luciano Alves

”Sobre Ratos e Homens foi um dos primeiros romances que li em minha vida intelectual adulta. Não lembrava disso. Também não tinha ideia da influência que o romance havia exercido sobre mim até receber o convite para dirigir o espetáculo. Veio-me então à cabeça tudo o que senti, pensei e fiz a partir da história dos dois amigos e seu sonho e o quanto fui tocado por ela. Hoje, diante da tarefa de transpor esse encontro para o palco, entendo esses dois personagens e sua trajetória como parte do conteúdo arquetípico que nos forma. Assim como é impossível ler Dom Quixote sem ter a certeza, desde as primeiras páginas, de já conhecermos profundamente aquele senhor magro montado em seu cavalo e seu fiel escudeiro, também em Ratos e Homens é impossível não ter para com Lennie e George, uma afinidade onírica e um pacto de amizade eterna”, comenta o diretor Kiko Marques.

Foto: Luciano Alves

SERVIÇO

Local: Teatro FAAP – Rua Alagoas, 903, Higienópolis – São Paulo/SP – Lotação: 500 lugares – Tel: (11) 3662 7233 | Acesso para deficientes / Ar condicionado

Temporada: 04 de maio até 30 de junho

Duração: 100 minutos

Censura: 14 anos

Temporada: Qua e Qui às 20h

Valores: R$ 40 (inteira) R$ 20 (meia)

Ingressos: Direto na bilheteria (de quarta a sábado das 14h às 20h / Seg e Ter fechado / Dom das 17h às 20h – Em dias de espetáculo, a bilheteria fica aberta até o início da apresentação) ou pelo site www.ingressorapido.com.br 

Acesso Cultural

No ar desde 2012, o Acesso Cultural está entre os maiores veículos on-line de entretenimento e cultura do país. Com milhares de pageviews por mês, nosso lema é informar a todos os públicos, principalmente aos jovens, os acontecimentos do mundo cultural.

Facebook Instagram Twitter

Deixe um comentário