Curtindo a Vida Adoidado celebra 30 anos!
O longa é um clássico dos anos 80
Por Leina Mara
O filme ‘Curtindo a Vida Adoidado (Ferris Bueller’s Day Off), um clássico do cinema e figura carimbada nos anos 90 na ‘Sessão da Tarde’, da rede Globo, está comemorando 30 anos hoje, dia 11 de junho.
Foto: Divulgação
A trama narra as aventuras do adolescente Ferris Bueller (Mattew Broderick), que cria um plano mirabolante para faltar à aula e curtir um dia de sol em Chicago acompanhado por seu melhor amigo Cameron (Alan Ruck) e sua namorada Sloane (Mia Sara).
O filme foi dirigido por John Hugles, morto em 2009, conhecido por assinar também a direção de outros clássicos adolescentes dos anos 80 como ‘Gatinhas e Gatoes’ (1984), ‘Clube dos Cinco’ (1985), ‘Garota de Rosa Shocking’ (1986), e da franquia ‘Esqueceram de Mim’, dos anos 90.
A cena do filme em que Ferris dubla ‘Twist and Shout’, do The Beatles, em um desfile no meio da rua, tornou-se épica e foi responsável por trazer a banda inglesa de volta às paradas de sucesso. A música, escrita por Phil Medley e Bert Russell, e lançada mais de duas décadas antes, foi regravada anos após pelo The Beatles e subiu para o 23º lugar no Hot 100 da Billboard naquela época.
‘Curtindo a Vida Adoidado’ se tornou um dos filmes mais influentes de sua época e nos mostra como moral da história a filosofia “aproveite o dia”. Por isso, encerro esta nota com uma frase dita por Ferris em uma das cenas do filme: “A vida passa muito depressa, se não paramos para curti-la, ela escapa por nossas mãos.”