Quatro (Bastidores de) Musicais que você precisa assistir no eixo Rio-SP
Confira nossas invasões pelos camarins de duas produções que continuam em cartaz na Terra da Garoa e mais duas na Cidade Maravilhosa
Por Walace Toledo
Com o terceiro semestre do ano chegando, algumas produções musicais em cartaz na cidade de São Paulo começam a excursionar, como por exemplo o encantado ”Cinderella, o musical de Rodgers’ and Hammerstein, que estreia na próxima sexta-feira (24/06) em solo fluminense. “Gilberto Gil, Aquele Abraço – o musical” já está em cartaz no Rio de Janeiro; daqui a pouco será a vez de “O Musical Mamonas” desembarcar por lá também. Político e questionador, “Um Dez Cem Inimigos do Povo” segue em temporada na sede da Cia. de Revista.
O Acesso Cultural passou pelos quatro camarins para conhecer mais das produções e equipes; atores e seus personagens. Então, se acomode, prepara pipoca e venha com a gente passear pelos bastidores destas superproduções!
-SÃO PAULO-
1 – UM DEZ CEM MIL INIMIGOS DO POVO
(Realização: Cia da Revista)
Produção da Companhia da Revista, a peça é uma “revista circense dramática”, livremente inspirada no texto ‘Um Inimigo do Povo’, de Henrik Ibsen. Percorremos os corredores da Companhia dias antes da estreia, conversamos com o elenco, assistimos e gravamos com exclusividade alguns trechos do ensaio. Iniciou temporada em maio deste ano e segue na sede da Cia. da Revista até o final de agosto. Na estreia, o diretor Kleber Montanheiro recebeu o apresentador Jô Soares em sua plateia.
Espaço Cia. da Revista – Até 26/08/2016 – Ingressos, clique aqui.
2 – O MUSICAL MAMONAS
(Realização: Miniatura 9)
Entramos no universo Mamônico em cartaz no Teatro Fecomércio. O musical que conta a trajetória e o sucesso meteórico da banda mais irreverente que o país já teve, tem o próprio canal no YouTube mostrando os bastidores do espetáculo desde as audições. Por isso, fizemos um pouco diferente, demos nossa fichinha para o Arthur ‘Sérgio’ Ienzura e propomos ser o entrevistador entre os cinco Mamonas Assassinas; no final tem o desafio das ‘perguntas surpresas no chapéu’. Vale a pena assistir, Arthur, Adriano Tunes, Yudi Tamashiro, Ruy Brissac e Élcio Bonazzi são superdivertidos e representam muito bem os saudosos garotos sonhadores de Guarulhos.
SP: Teatro Fecomércio, sala Raul Cortez – Até 25/06/2016 – Ingressos, clique aqui.
RJ: Theatro NET Rio – De 01/07 a 28/08/206 – Ingressos, clique aqui.
-RIO DE JANEIRO-
3 – GILBERTO GIL, AQUELE ABRAÇO – O MUSICAL
(Realização: Miniatura 9, Chaim Produções, Governo de São Paulo, Ministério da Cultura e Governo Federal Pátria Educadora)
Ícone da MPB, Gilberto Gil ganhou uma poética homenagem aos 50 anos de carreira em forma de musical. Não-biográfico, a direção de Gustavo Gasparini traz ao público um passeio pelo universo musical do baiano através de 58 canções interpretadas por oito atores/músicos, que tocam 39 tipos de instrumentos em cena. Sem dúvida é um dos musicais nacionais mais originais, não podíamos deixar de conhecer um pouco mais desta produção. Neste tour é o belo ator Gabriel Manita que nos mostra toda a beleza de Gil. Venha assistir meu rei!
Teatro Clara Nunes (Shopping da Gávea) – Até 14/08/2016 – Ingressos, clique aqui.
4 – CINDERELLA, O MUSICAL DE RODGERS E HAMMERSTEIN
(Realização: Fábula Entretenimento)
Dirigido pela renomada dupla de criadores, Charles Möeller e Cláudio Botelho, o clássico infantil que encanta gerações ganhou sua primeira montagem tupiniquim ‘from Broadway’ este ano. Por três meses sucesso de público e críticas – 90 mil espectadores foram para casa encantados com a Cindy de Bianca Tadini – a carruagem dourada partiu recentemente de Sampa à Cidade Maravilhosa. Mas antes disso, nosso querido Tiago Barbosa (Lorde Pinkleton/Príncipe Topher) acompanhou os seguidores do Acesso Cultural pelos corredores do castelo conversando com os membros da corte e segurando uma misteriosa caixa rosa. Confira!
Teatro Bradesco Rio – Estreia sexta-feira que vem (24/06) – Ingressos, clique aqui.