Itaú Cultural recebe a exposição permanente Coleção Brasiliana




Por Michele Lemos

Distribuída em dois andares do espaço Olavo Setubal, no Itaú Cultural, em São Paulo, a Exposição Coleção Brasiliana conta com mil e trezentas obras (Auguste Sisson, Chamberlain, Debret, entre outros) que retratam uma fase importante e decisiva na História do Brasil.

Foto: Divulgação

Na exposição Brasiliana como um todo, é possível ver a partir das obras as visões que diversos estrangeiros tinham do nosso país, desde os mapas, passando pelos panoramas, até pinturas e gravuras do cotidiano. Destaque para as Obras do francês Jean-Bastiste Debret, considerado um artista cuja obra se enquadra no estilo romântico, colocou em suas telas o período da escravidão, a simples observação delas faz com que o visitante perceba o papel desempenhado pelos negros na sociedade da época, e toda a dificuldade e sofrimento que foi para eles essa fase. Com cores vivas, suas aquarelas mostram sentimentos e emoções das figuras retratadas através do olhar de um não nativo e a visão que foi transmitida pelo mundo. 

A exposição está disponível para visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 20h, no Itaú Cultural.

Acesso Cultural

No ar desde 2012, o Acesso Cultural está entre os maiores veículos on-line de entretenimento e cultura do país. Com milhares de pageviews por mês, nosso lema é informar a todos os públicos, principalmente aos jovens, os acontecimentos do mundo cultural.

Facebook Instagram Twitter

Deixe um comentário