10 anos de Amazônia – de Gálvez a Chico Mendes
Por Leina Mara
Há 10 anos estreava na Rede Globo a série primorosa Amazônia – de Gálvez a Chico Mendes. Escrita por Glória Perez e com direção de Marcos Schechtman, a série, de 55 capítulos, conta a história do Acre ao longo de 100 anos. A trama fictícia começa em 1899 contando sobre a vida no seringal. Entre ficção e realidade, a trama mostra a história entorno de seus três heróis: Gálvez, Plácido de Castro e Chico Mendes.
Foto: Divulgação
A minissérie foi baseada em dois romances de autores acreanos: “O Seringal”, de Miguel Jeronymo Ferrante, e “Terra Caída”, de José Potygara.
Cássio Gabus Mendes, Alexandre Borges, Christiane Torloni, José Wilker, Giovanna Antonelli, Alessandra Maestrini e Juca de Oliveira são alguns nomes que compuseram o elenco de Amazônia.
A autora Glória Perez foi homenageada na época pelo então governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, pelo trabalho desenvolvido durante a série. A homenagem ocorreu durante um evento em comemoração a Plácido de Castro e aos 104 anos da Revolução Acreana.