Mil Mulheres e Uma Noite, espetáculo adulto do grupo As Meninas do Conto estreia 7 de abril
Grupo As Meninas do Conto estreia temporada de espetáculo adulto a partir de contos d’ As Mil e Uma Noite e notícias contemporâneas de opressão de gênero
Por Redação
O Grupo As Meninas do Conto amplia seus horizontes de pesquisa e criação em seu primeiro espetáculo dirigido ao público adulto. Mil Mulheres e Uma Noite estreia temporada dia 7 de abril, sexta-feira, às 20h, na Oficina Cultural Oswald de Andrade.
Crédito: Julia Chequer
A peça, com direção de Eric Nowinski e dramaturgia de Cassiano Sydow Quilici, tem como ponto de partida o livro As Mil e Uma Noites – uma das mais famosas obras da literatura árabe, reunindo uma coleção de contos escritos entre os séculos XIII e XVI – traduzida diretamente do árabe para o português por Mamed Mustafa Jarouche. A proposta é fazer ecoar a voz de Sheerazade, – que, para entreter o rei e salvar a própria vida, não se cansa de contar histórias – uma mulher que enfrenta a tirania dos homens com a potência das histórias. A perspectiva feminina é a força motriz para a dramaturgia.
Na peça, a voz dessa mulher é multiplicada pelas vozes femininas que compõem o grupo de sete atrizes. A dramaturgia sobrepõe as narrativas do livro a notícias contemporâneas de opressão feminina.
Crédito: Julia Chequer
O livro contém fábulas de terror, piedade, amor, ódio, medos, paixões desenfreadas, atitudes generosas e de comportamentos cruéis, delicadas e brutais. A obra, de tradição oral árabe e persa, foi escolhida por ser uma referência universalmente reconhecida de difusão de contos populares. “É um livro de tradição oral com histórias milenares dos mais variados gêneros, e ao cruzarmos com histórias de opressão feminina exercitamos o processo de educação e transformação, que é a função do conto, em sua essência. O ato de parar para ouvir, exercitar a imaginação e se colocar no ponto de vista do outro”, diz a atriz Simone Grande.
Contemplado com a 4 ª edição Prêmio Zé Renato da Cidade de São Paulo em 2016, o espetáculo circulou por 4 bibliotecas municipais – Biblioteca Narbal Fontes (Santana), Biblioteca Hans Christian Andersen (Tatuapé), Biblioteca Cora Coralina (Guaianases) e Biblioteca Paulo Duarte (Jabaquara) – antes da estreia da temporada, além de promover leituras encenadas de episódios da obra que não constam da adaptação teatral. Com sessões às sextas-feiras (20h) e sábados (19h), os ingressos são gratuitos.
Serviço:
MIL MULHERES E UMA NOITE
Estreia dia 7 de abril, sexta-feira, às 20h.
Temporada: de 7 a 22 de abril – Sextas-feiras às 20 h e sábados, às 19 h.
OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE – Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro (próximo a estação Tiradentes do metrô). Informações (11) 3221-4704.
Duração: 90 minutos.
Classificação etária: 14 anos
Capacidade: 35 lugares.
Ingressos: Grátis (Retirada de ingressos a partir de 1 hora antes da apresentação).