Estréia dia 22 o novo filme do cineasta François Ozon, Frantz
Por colaboradora Luci Cara
O trailer é bastante enigmático , ao mostrar uma “viúva” (que deveria se casar quando o noivo retornasse da batalha) ,que encontra um desconhecido colocando flores no túmulo de seu amado. O filme é um “pouco menos” , mesmo assim prende nossa atenção.
Reprodução / Internet
Numa cidade pequenina a viúva é acolhida pelos seus sogros, e vive uma rotina absolutamente triste , melancólica, dolorida, ao se dividir entre algumas tarefas e leituras, e sua visita diária ao túmulo do amado. O homem está do outro lado da guerra (a Primeira Grande), entre alemães , e o visitante, francês.
Após um primeiro momento de aversão, começam a se relacionar com ele de maneira amistosa, o recebendo para jantares e visitas. O estranho diz ser um amigo do tempo em que o falecido viveu em Paris.
Reprodução / Internet
A beleza do filme está na construção dessas relações , no lento desenrolar dos fatos, na filmagem em preto e branco, com algumas exceções à cor, para quando a alegria aparece.
Não há um desenrolar exatamente feliz , mas várias pessoas do vilarejo se confrontam com suas convicções e crenças, e se transformam com essa visita do estrangeiro. O casal recebe um certo conforto , a mulher se envolve em algo diferente , que lhe faz se movimentar.
Muito interessante, não é um filme com a nossa velocidade habitual, mas é bastante emocionante. Aperte o play e confira o trailer.