Resquícios Brutos, do Núcleo Mirada, traz coreografias contaminadas pelo caos e hábitos de São Paulo




As três bailarinas que compõem o Núcleo Mirada dançam estimuladas por trilha que recria diversos ambientes urbanos

Por Redação

O que a cidade produz no corpo dos seus moradores? Essa é uma das questões propostas pelas bailarinas do Núcleo Mirada – formado por Christiana Sarasidou, Karime Nivoloni e Liana Zakia – no espetáculo Resquícios Brutos, contemplado pelo Proac 2016 de Criação em Dança e com estreia programada para o dia 27 de junho, terça-feira, às 20h, no Teatro Sérgio Cardoso. Os ingressos custam R$10 (inteira) e R$5 (meia).

Foto: Roni Diniz
Resquícios Brutos é um desdobramento de uma série de intervenções urbanas realizadas pelo Núcleo no ano de 2016 em espaços públicos de São Paulo. As atividades contavam com participação de artistas de diversos segmentos, como música, literatura e artes visuais.
A última dessas ações, denominada PIKAPE, consistia em movimentos de dança estimulados por músicas geradas por dois DJs. “PIKAPE foi a base para a investigação de Resquícios Brutos. A partir dali pesquisamos algumas possibilidades de relações físicas entre corpos”, conta Liana.
O espetáculo é composto por diferentes qualidades de movimento. Em alguns trechos, a pesquisa corporal se deu a partir da observação de corpos de pessoas em situação de rua. Em outros, assume camadas mais abstratas, referentes às percepções singulares das artistas sobre o centro da cidade. Neste trabalho, buscam construir uma relação com o espectador na qual se estabeleça uma sensação de deslocamento pelos espaços em que diversas paisagens e situações são reveladas: “criamos um discurso corporal que busca elaborar, dentre outros aspectos, o estado de instabilidade que vivemos como artistas no atual contexto político”, explica Karime.
Segundo as artistas, Resquícios Brutos tem a ver com corpos que se desmontam e que são sobras deles mesmos. O trabalho ressalta os hiper-estímulos da cidade de São Paulo e também a sua banalização. “Acontece tanto que nós começamos a encarar tudo como se fosse absolutamente normal. É como se parássemos de enxergar para poder cumprir as metas diárias”, conta Karime.
Para ressaltar os diferentes universos da cidade, as bailarinas optaram por dar força aos estímulos musicais. Na trilha de Danilo Pera, há sons instrumentais e outros com letras se alternam e também marcam as diferentes cenas trazidas pelas artistas. Nas letras cantadas, o Núcleo pesquisou sonoridades brasileiras distintas, partindo desde o universo do cantor Belchior até o forro do Pé de Mulambo e o clássico da MPB, Vapor Barato, letra de Jards Macalé e Waly Salomão.
Foto: Roni Diniz
A iluminação de Rodrigo Galdino também recria os ambientes em contato com a trilha sonora e as bailarinas em cena. O figurino de Emília Reily traz elementos bem presentes em roupas do cotidiano, explorando neste contexto uma série de cores e texturas que se veem na cidade.
Na equipe de criação, o Núcleo Mirada também conta com assistência coreográfica da artista Ângela Nolf. “Ela nos indica para qual direção estão indo os movimentos sem impor dramaturgias,  com uma postura de diálogo e de provocadora, nos fazendo entender melhor sobre o material que estamos produzindo”, relata Christiana.
Após as sessões no Teatro Sérgio Cardoso, o espetáculo passará ainda por Campinas e Araras.


Ficha Técnica
Núcleo Mirada: Christiana Sarasidou, Karime Nivoloni e Liana Zakia. 
Trilha Sonora: Danilo Pêra. 
Figurino: Emília Reily. 
Iluminação: Rodrigo Galdino. 
Registro e Material Gráfico: Roni Diniz. 
Assistência Artística e Coreográfica: Ângela Nolf. 
Produção: Cais Produção Cultural. 
Direção de Produção: José Renato Fonseca de Almeida. 
Assessoria de Imprensa: Arteplural Assessoria de Comunicação.
Serviço
Núcleo Mirada – Resquícios Brutos
De 27 a 30 de junho, terça a sexta-feira, 20h
Teatro Sérgio Cardoso – Sala Paschoal Carlos Magno (Rua Rui Barbosa, 153 – Centro – São Paulo). 
Telefone: (11) 3251-5122. 
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). 
Capacidade: 144 lugares.  
Classificação Indicativa: Livre. 
Duração: 60 minutos.

*Grupos interessados em pré-agendar ida ao espetáculo podem conseguir ingressos gratuitos. Basta enviar e-mail para nucleomirada@gmail.com até o dia 25 de junho, especificando nome, data e número de ingressos desejados.

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