Um olhar sobre Anne de Green Gables
Por Leina Mara
Um romance escrito pela canadense L.M.Montgomery, “Anne de Green Gables” é um clássico da literatura infantil canadense, transformando-se em uma série de livros de sucesso e prestes a completar, em 2018, 110 anos de sua primeira publicação.
Foto: Divulgação / Netflix
O livro conta a história de Anne Shirley, uma garota órfã de 11 anos e com uma mente perspicaz sempre em busca de conhecimento que, erroneamente, é mandada em adoção para os irmãos Marilla e Mathew Cuthbert, que desejavam adotar um garoto para ajudá-los a cuidar dos afazeres da fazenda de Green Gables. Com o dom da palavra, Anne conquista de súbito o calado Mathew, mas tem dificuldade de convencer a rígida Marilla a aceitá-la na fazenda.
Anne é uma garota esperta, extrovertida e, com seu jeito encantador, cabelos ruivos e sardas salientes, conquista não só os irmãos Cuthbert, mas toda a população de Avonlea.
O livro trata de muitos temas importantes, como a busca incessante pelo conhecimento, o amor além do sangue, amizade, feminismo e bullying. A cada capítulo, vamos ficando cada vez mais íntima da personagem e com grande expectativa pela felicidade da pequena garota, que tem um passado sofrido entre casas de famílias e orfanatos.
A obra já foi adaptada sob a forma de filmes, desenhos animados e séries televisivas live action. Neste ano, a Netflix lançou uma série baseada no livro, intitulada “Anne with an ‘E'”. Devido ao sucesso, a plataforma já anunciou a segunda temporada da série.