Bolivianos vão invadir o Memorial no aniversário de São Paulo
Memorial recebe Alasitas na festa da Cidade
Por Andréia Bueno
Pelo quinto ano consecutivo o Memorial da América Latina vai abrigar a Alasitas, tradicional celebração da comunidade boliviana em louvor a Ekeko, o Deus da prosperidade e da abundância dos povos andinos. A festa, na véspera do Aniversário de São Paulo (24 de janeiro), tem início às 9h e segue até as 22h, com entrada gratuita ao público em geral pelos portões 2, 5 e 6 da Praça Cívica.
Foto: Daniela Agostini
O evento é organizado pela Associação Gastronômica Cultural e Folclórica Boliviana “Padre Bento”, em parceria com a Fundação Memorial da América Latina, do Governo do Estado de São Paulo, Consulado Geral da Bolívia em SP, Centro de Apoio e Pastoral do Imigrante (CAMI) e apoio da Prefeitura Municipal.
A festa é movida a danças e músicas típicas, festival gastronômico, exposição de artesanato, mas, principalmente, por muito calor humano. O ponto alto é a sempre esperada cerimônia da benção das alasitas, como são conhecidas as miniaturas de carros, casas e outros objetos e peças que simbolizam os sonhos e desejos dos imigrantes, conforme o milenar ritual dos Aimarás, povos andinos da era pré-colombiana.
Serviço
Festa de Alasitas 2018
Data: 24 de janeiro de 2018 (quarta-feira)
Horário: 9h às 22h
Local: Praça Cívica – Memorial da América Latina (Metrô Barra Funda)
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda
Acesso: Portões 2, 5 e 6
Entrada gratuita
Classificação livre