Cultura Geek: conheça o Fan Film brasileiro do Batman que é o 1º do mundo em formato longa-metragem
Por Rodrigo Bueno
Aproveitando a empolgação dos amantes de quadrinhos, cinema e super-heróis, o diretor brasileiro Elvis delBagno comemora 3 anos de “Um Conto de Batman: na Psicose do Ventríloquo” e projeta novas exibições do 1º Fan Film do Batman no mundo a ser finalizado no formato longa-metragem.
Foto: Divulgação
Enredo autoral, prioridade às histórias dos personagens ao invés de explosões, lutas insanas e efeitos especiais. Narrativa lenta, por vezes, sem falas. Uma analogia à sociedade brasileira moderna aliada ao estudo profundo do Ser Humano. Assim transcorre a trama no fan film brasileiro do diretor Elvis delBagno, lançado no final de 2014.
A obra é o primeiro Fan Film do Batman no mundo em formato longa-metragem e preza por trazer uma visão desvinculada das características “hollywoodianas” presentes nos filmes do “Homem-Morcego”. Porém, a produção robusta, a fotografia marcante e o enredo denso não deixam dúvidas quanto à qualidade e importância do filme na carreira do diretor.
O Batman brasileiro de Elvis delBagno se mostra perturbado e confuso por se perder em seu ‘Eu’ a cada dia que tenta descobrir mais sobre si mesmo. Já o vilão, um boneco ventríloquo, tem sua existência explorada a fundo a fim de explicar a mente psicopata de um chefe da máfia.
Foto: Divulgação
No longa , em um galpão de Gotham City, Batman descobre a máfia que ganha dinheiro alterando medicamentos voltados a doentes mentais. É neste cenário que nos aprofundamos em um estudo comportamental, psicológico e social de pessoas que não queriam, mas caíram na vida do crime. Um relato que expressa muito bem a realidade brasileira vista pelos olhos da cultura pop. É um filme sobre a dificuldade das pessoas em enfrentar seus traumas passados e como o meio social ajudou a destruir os sonhos de vida.