Passagem do tempo é tema de exposição coletiva no MAC USP




Com curadoria de Jacopo Crivelli Visconti, mostra reúne obras de artistas consagrados, de diferentes gerações e nacionalidades

Por Andréia Bueno

Um dos grandes representantes da arte conceitual, On Kawara ficou conhecido pela série Today (Hoje). Desenvolvido ao longo de 48 anos, o trabalho era, antes de tudo, um ritual. Para cada dia que passava, o artista japonês produzia uma pintura, em cujo centro escrevia a data da obra. Assim que prontas, as telas eram guardadas em uma caixa forrada por um jornal. O artista, que costumava viajar muito, manteve o hábito onde quer que estivesse, produzindo até a sua morte, em 2014. Ao eternizar dias anônimos, Today é, sobretudo, uma reflexão sobre a força esmagadora do tempo.

Foto: Divulgação
A obra de On Kawara compõe a exposição Matriz do Tempo Real, coletiva que o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP) recebe a partir de 13 de janeiro. Com curadoria de Jacopo Crivelli Visconti, produção da Base 7 e realização da Cia das Licenças, a exposição reúne cerca de 40 trabalhos de artistas brasileiros e internacionais. O passar do tempo constitui o elemento central das obras, seja do ponto de vista da reflexão filosófica, seja num sentido processual, dos dias levados para a realização do trabalho. 
A mostra abre com 4’33”, do compositor americano John Cage. Apresentada pela primeira vez em 1952, a música não possui nenhuma nota. Durante os 4 minutos e 33 segundos, o pianista permanece sem tocar, chamando atenção para os ruídos da plateia, que também seriam considerados parte da música. A obra de Cage é tida como uma das percursoras da arte conceitual, que, no fim da década de 1960, questionou a fetichização do objeto, promovendo ações efêmeras, que não pudessem ser comercializadas pelo mercado.  
Em cartaz até 18 de março, Matriz do Tempo Real contempla vários formatos, tais como vídeo, fotografia e pintura.  “A exposição contém uma variedade de artistas que, de maneiras bastante distintas, possuem o desejo de capturar o tempo”, afirma Jacopo. 

Serviço
De 13/01/18 à 18/03/18 
Abertura: 13/01/18 às 11:00h 
Terça-feira, Quarta-feira, Quinta-feira, Sexta-feira, Sábado, Domingo
Horário: 10:00h às 18:00h
As terças-feiras até as 21h 
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo – MAC USP
Avenida Pedro Álvares Cabral n°1301
Entrada Gratuita

Acesso Cultural

No ar desde 2012, o Acesso Cultural está entre os maiores veículos on-line de entretenimento e cultura do país. Com milhares de pageviews por mês, nosso lema é informar a todos os públicos, principalmente aos jovens, os acontecimentos do mundo cultural.

Facebook Instagram Twitter

Deixe um comentário