Diretor de teatro Gabriel Villela é tema de livro
Livro traz fotos e depoimentos do diretor e de seus parceiros de trabalho, contando detalhes dos mais de 40 espetáculos encenados ao longo de sua trajetória
Por Andréia Bueno
A obra de um dos grandes diretores brasileiros é tema do livro das Edições Sesc São Paulo, Imaginai! O teatro de Gabriel Villela, organizado pelo jornalista e dramaturgo Dib Carneiro Neto e pelo professor de teatro e ator Rodrigo Audi. O livro traça a trajetória do diretor, cenógrafo e figurinista mineiro, um dos mais profícuos e respeitados no cenário contemporâneo.
Capa: Divulgação
O livro traz registros fotográficos de todos os seus espetáculos – tanto teatrais como shows e óperas –, apresentados em depoimentos do próprio diretor sobre memórias e referências a bastidores, detalhes da montagem, relação com os atores, processo criativo e parcerias afetuosas com Ruth Escobar, Laura Cardoso, Sábato Magaldi e J.C. Serroni, entre outros.
Unem-se a esses materiais artigos de críticos como Macksen Luiz e Luiz Carlos Merten e de parceiros de trabalho, como a atriz Walderez de Barros e o diretor Eduardo Moreira, do Grupo Galpão. Nestes textos são abordados diferentes aspectos de seu trabalho, como a criação de cenários e figurinos, os métodos de preparação de elenco e a relação de sua obra com o universo circense. Além do conteúdo textual, o livro traz registros de fotógrafos de peso, como Lenise Pinheiro, Gal Oppido, Vânia Toledo e João Caldas.
Gabriel Villela tem como característica forte a mistura entre uma formação erudita e a ligação com sua terra, Carmo do Rio Claro, em Minas Gerais – aonde sempre volta em busca de inspiração.
Ficha Técnica:
Imaginai! O teatro de Gabriel Villela
Organização: Dib Carneiro Neto e Rodrigo Audi
Edições Sesc São Paulo
ISBN: 978-85-9493-013-2
Páginas: 340 p.
Formato: 23 x 23 cm
Preço: R$ 110,00