Ecobantu, a convergência de todas as tradições africanas no Memorial da América Latina
Ecobantu, a convergência de todas as tradições africanas no Memorial
Por Andréia Bueno
O presidente da República do Gabão, Ali Bongo Odimba, será o patrono do IV Ecobantu, o grande encontro internacional que reunirá no Memorial da América Latina os representantes de todos os países de origem africana.
Foto: Divulgação
O evento promete intensa e diversificada programação cultural e artística no Auditório Simón Bolívar, com expectativa de receber 1.600 participantes, segundo o organizador Walmir Damasceno, diretor geral do Ilabantu – Instituto Latino-Americano das Tradições Bantu. A programação completa está em www.memorial.org.br. Para participar é necessário fazer inscrição prévia pelo site: https://goo.gl/coEFUP.
A temática do encontro “Tradição Bantu no Brasil e África Central: Gabão, Angola, Kongo, Moçambique, Camarões- Cultura, Costumes e Hábitos de Um Povo Transatlântico” estará presente em mesas de palestras, conferências, debates, exposições, rodas de samba, cantos – tudo que exalte a contribuição do continente africano na construção do Brasil e na formação da sociedade latina- americana.
O Ecobantu surgiu com o lançamento da Década Internacional de Afrodescendentes, proclamada pela Assembléia Geral das Nações Unidas – ONU – em 2015. A partir de então, diz Walmir Damasceno, “o povo Bantu passou a reunir-se uma vez por ano para sensibilizar o mundo de sua luta contra os preconceitos, a intolerância, a xenofobia e o racismo”.
SERVIÇO:
IV ECOBANTU – “Tradição Bantu no Brasil e África Central: Gabão, Angola, Kongo, Moçambique, Camarões- Cultura, Costumes e Hábitos de Um Povo Transatlântico”
Data : Até 6 de maio de 2018
Local : Auditório Simón Bolívar – Memorial da América Latina
Endreço : Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664/Metrô Barra Funda
Inscrições pelo site: www.inzotumbansi.org/home/iv-ecobantu-cadastro/
Entrada Gratuita
Acesso Público: Portões 8, 9 e 13
Estacionamento : Portão 15 (R$ 25 o período)