Fundação Japão traz mostra de gravuras de japoneses contemporâneos para São Paulo
Por Leina Mara
Em cartaz desde o final de maio, a exposição “Variação e autonomia: as gravuras de pintores japoneses contemporâneos” fica até 24 de junho no Centro Cultural de São Paulo – CCSP. A mostra reúne um conjunto de gravuras que compreendem o período do pós-guerra, dos anos 1950 aos 1980.
Foto: Divulgação / CCSP
Composta por obras de arte de 10 renomados artistas: Masanari Murai, Toshinobu Onosato, Yasukazu Tabuchi, Yayoi Kusama, Natsuyuki Nakanishi, Hitoshi Nakazato, Tomoharu Murakami, Naoyoshi Hikosaka, Kosai Hori e Toeko Tasuno, a exposição tem como objetivo incentivar os espectadores a reconsiderar a história das gravuras contemporâneas no Japão, reafirmando sua relevância artística.
O curador da mostra, Kyoji Takizawa, do Museu Municipal de Artes Gráficas de Machida, no Japão, alerta que hoje, meio século depois, o desenvolvimento de técnicas no Japão, as gravuras estão prestes a ser esquecidas. “Como uma tendência na arte contemporânea, há uma necessidade, no Japão e no exterior, de se reconsiderar a história a partir de uma variedade de perspectivas críticas, sem ignorar o objetivo da dissolução. As obras dos artistas nesta exposição, sem dúvida, auxiliarão a manter as gravuras vivas”.
Serviço:
Até quando: 24 de junho
Horários: terça a sexta, das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Onde: Centro de Cultural de São Paulo – CCSP
Entrada gratuita