Adoniran Barbosa é homenageado em exposição em São Paulo
Por Leina Mara
O famoso, e maior, sambista do Brasil, Adoniran Barbosa, recebeu na última terça-feira, 24, uma exposição em sua homenagem intitulada “Trem das Onze – Uma Viagem pelo Mundo de Adoniran” no Farol do Santander, em São Paulo.
Foto: Divulgação
Conhecido por ser autor dos clássicos “Saudosa Maloca”, “Iracema”, “Samba do Arnesto”, “Tiro ao Álvaro” e “Trem das Onze”, Adoniran nos deixou em 1982, aos 72 anos, vítima de uma enfisema pulmonar.
A exposição traz objetos pessoais, fotos, vestuários, o chapéu e a gravata-borboleta xadrez, que eram a sua marca registrada, além de gravações de novelas, programas de tv, capas de discos, dentre outras peças.
“O maior mérito da exposição é abordar o lado menos conhecido de Adoniran, para além dos grandes sambas. Também humorista, o artista teve personagens memoráveis em rádio, TV, como ator de novelas e filmes. O seu lado artesão não foi esquecido e está nos brinquedos que criou em sua casa, como um parquinho de diversão, que foi recuperado para funcionar na mostra”, relata um dos curadores Celso de Campos Jr. , ao jornal O Estado de S. Paulo.
Foto: Divulgação
“Trem das Onze – Uma Viagem pelo Mundo de Adoniran” ficará em cartaz até 30 de dezembro.
Serviço:
Trem das Onze – Uma Viagem pelo Mundo de Adoniran
Farol do Santander
Rua João Brícola, 24
Telefone: 3553 5627
Ingressos: R$ 20
3ª a sábados das 9 às 20h, domingos das 9 às 19h