Palestra: A Construção do Significado da Joia




Por Nicole Gomez

No próximo dia 01 de agosto, o Museu de Arte Sacra promove uma palestra gratuita sobre o tema “De Matéria a Afeto: a construção do significado da joia”, com a Profª. Drª. Ana Passos.

Foto: Divulgação
Desenho, criação, escolha, aquisição, uso, doação, guarda, cuidados e descarte de joias: todas essas interações, e outras mais que possa haver, são permeadas pelo significado da joia. A palestra é um convite a refletir sobre o significado da joia no Brasil de hoje e como lidamos com ela, desde a forma como a utilizamos até a explicação histórica da forma como a usamos.

A palestrante é Ana Passos, uma joalheira de bancada. Começou seus estudos de ourivesaria e história da joalheria em 1987. Em seu atelier, dedica-se à criação, renovação e restauração de joias. É doutoranda em Educação, Arte e História da Cultura na Mackenzie, com uma tese sobre a história da joalheria – e mestre em Memória Social e Documento pela UNIRIO, com a dissertação Memória de Silêncios e Falas: práticas e representações sociais de leitura. É autora dos livros: As joias de Reny Golcman, Joias na Bahia dos séculos XVIII e XIX e do blog Bijoux Bliss – um olhar sobre o mundo das joias, bijuterias e acessórios.

SERVIÇO:
Data: 01 de agosto de 2018 (quarta-feira)
Horário: das 14h00 as 16h00
Atividade gratuita
Não é necessário fazer inscrição, por ordem de chegada, capacidade da sala 50 lugares.
Informações: (11) 5627.5393 – mfatima@museuartesacra.org.br 
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo 
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metro Tiradentes. 
Estacionamento gratuito (ou alternativa de acesso): Rua Jorge Miranda, 43 
Estacionamento sujeito à lotação 

*Ao final da palestra será oferecido o certificado de participação.

Acesso Cultural

No ar desde 2012, o Acesso Cultural está entre os maiores veículos on-line de entretenimento e cultura do país. Com milhares de pageviews por mês, nosso lema é informar a todos os públicos, principalmente aos jovens, os acontecimentos do mundo cultural.

Facebook Instagram Twitter

Deixe um comentário