Outubro Rosa: Coletivo Pink promove oficinas, atividades interativas e serviços gratuitos




Com uma programação dividida em semanas temáticas e cheia de propostas criativas, casarão nas imediações da Avenida Paulista recebe o público para mostrar um novo olhar sobre o câncer de mama


Por Andréia Bueno
O projeto Coletivo Pink – Por um Outubro Além do Rosa entra nesta quinta-feira, dia 18, em sua terceira semana com oficinas gratuitas, workshops, atividades interativas e criativas, debates com grandes especialistas do País, intervenções e serviços, sempre com foco na conscientização do câncer de mama. Nesta semana, o tema é: Enfrentamento de doença, sonhos, futuro e câncer de mama. E, para abordar esse assunto com leveza, a casa contará com uma série de atividades ligadas a esse universo, como um quiz educativo sobre a enfermidade. Além de poder participar de um debate com especialistas, cada visitante será convidado a deixar mensagens para as pacientes sobre a importância dos sonhos e ganhará um retrato feito na hora por um artista. Também poderá fazer uma limonada pink deliciosa ao pedalar uma bicicleta especial.
Arte: Divulgação
Além dos temas específicos de cada semana, há atividades fixas no casarão. Esse é o caso da sala “Sonhos”, um ambiente interativo em que o visitante poderá assistir a um minidocumentário inspirador e receber dicas de saúde. Há também a sala do Escape Pink, uma versão temática, reduzida e gratuita do Escape 60′, que convoca cada participante a desvendar informações sobre a doença de forma criativa, educativa e surpreendente para ajudar a humanidade a se proteger do câncer de mama! Com sessões a cada meia hora, a atividade funcionará aos sábados e domingos, das 12h às 18h. No site www.coletivopink.com.br é possível conferir a programação completa e se inscrever no Escape Pink, bem como em outras atividades que exigem reserva de horário ou dispõem de vagas limitadas.
Instalado nas imediações da Avenida Paulista, em um casarão centenário que já foi comandado por diferentes gerações de mulheres, o Coletivo Pink é o resultado de muitas vozes. Instituto Oncoguia, Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), Fundação Laço Rosa, grupo Meninas de Peito e Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama): algumas das principais associações de pacientes oncológicos do País, juntamente com a Pfizer, se uniram neste Outubro Rosa com o firme propósito de contribuir efetivamente para a conscientização da doença junto à sociedade.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Atividades abertas ao público
3ª semana: 18 a 21 de outubro
Tema: Enfrentamento da doença, sonhos, futuro e câncer de mama
Atividades para pacientes e familiares
Quinta-feira (18) e Sexta-feira (19)
10h – 12h: Oficina de filtro dos sonhos Atividade lúdica com Paloma Christiansen: elaborando reflexões sobre o Futuro
15h – 17h: Oficina de Crochê Moderno Atividade ministrada pelas meninas do Coletivo Meio Fio: quando passado presente e futuro se encontram.

10h – 18h: Evento fechado – Programação dedicada aos convidados do Instituto Oncoguia.

Atividades abertas ao público
Sábado (20) e Domingo (21)
12h – 18h: Escape Pink
Sessões a cada meia hora, com turmas de 10 a 12 pessoas.
12h – 18h: Espelho mágico
Quiz educativo sobre o câncer de mama
12h – 18h: Retratando sonhos
Visitantes serão convidados a deixar mensagens para as pacientes sobre a importância dos sonhos e os bilhetes serão pendurados na árvore de recados da casa. Depois, cada visitante será retratado a partir do mote: como me vejo no futuro?
12h – 18h: Escape Pink
Sessões a cada meia hora, com turmas de 10 a 12 pessoas.
15h – 17h: Ciclo de debates
Tema: Metástase, sonhos, futuro e câncer de mama: a nova paciente metastática, qualidade de vida, cuidados paliativos e perspectivas.
Coletivo Pink recebe o oncologista Rafael Kaliks, a paciente Ana Michele, a presidente do Instituto Oncoguia, Luciana Holtz, e a médica de cuidados paliativos do Hospital Osvaldo Cruz, Claudia Anhaia.
14h – 18h: Bike Suco
Ao pedalar uma bicicleta especial, é possível usar a energia do próprio exercício para produzir uma limonada pink deliciosa!
4ª semana: 25 a 27 de outubro
Encerramento – Papo Pink e eventos de encerramento
Atividades para pacientes e familiares
Quinta-feira (25) e Sexta-feira (26)

10h – 12h: Oficina de Automaquiagem
Técnicas especiais para sobrancelha e pele: exercício da feminilidade e da autoestima.
14h – 16h: Papo Pink
Roda de conversa sobre finanças, empoderamento feminino e protagonismo, com a consultoria Mulheres Ágeis

14h – 16h: Papo Pink

Relacionamento, sexo e afeto, com a educadora sexual Nathalia Ziemkiewicz
Sábado (27)
14h – 16h: Evento de encerramento
Colheita da árvore de recados, com a participação de todas as  pacientes que visitaram a casa e mediação de psico-oncologista.
Atividades para o público

Sábado (27) – Encerramento
12h – 18h: Escape Pink
Sessões a cada meia hora, com turmas de 10 a 12 pessoas.
12h – 18h: Espelho mágico
Quiz educativo sobre o câncer de mama
14h – 18h: bike suco
Ao pedalar uma bicicleta especial, é possível usar a energia do próprio exercício para produzir uma limonada pink deliciosa!
SERVIÇO
Projeto: Coletivo Pink – Por um outubro Além da rosa
Duração: Outubro, sempre de quinta-feira a domingo.
Horário: das 10h às 18h, às quintas-feiras e sextas-feiras, e das 12h às 18h, aos sábados e domingos.
Público-alvo: programação aberta ao público aos sábados e domingos; atividades voltadas para pacientes e familiares às quintas e sextas-feiras.
Endereço: Rua Bela Cintra, 954, Consolação, São Paulo 

Acesso Cultural

No ar desde 2012, o Acesso Cultural está entre os maiores veículos on-line de entretenimento e cultura do país. Com milhares de pageviews por mês, nosso lema é informar a todos os públicos, principalmente aos jovens, os acontecimentos do mundo cultural.

Facebook Instagram Twitter