Fotografia Drag: Sesc Avenida Paulista oferece curso que une técnica e irreverência




Nas aulas ministradas pela Drag Queen Betina Polaroid são abordados temas como liberdade criativa e o lugar do fotógrafo

Por Andréia Bueno
Nos dias 10 e 11 de novembro, o Sesc Avenida Paulista promove o “Fotografia Drag”, curso de dois dias concebido pelo fotógrafo Beto Pêgo e sua persona, a drag queen Betina Polaroid. Nas aulas são trabalhadas questões técnicas como noções básicas de iluminação, manipulação digital e tratamento de imagens, bem como questões relativas à figura do fotógrafo, sua relação seu olhar e sua intenção, e como sua persona se manifesta por meio de imagens.
Betina Polaroid (Foto: Marco Aurélio Martins)
Betina Polaroid é a personagem drag criada por Beto Pêgo, fotógrafo com vinte anos de experiência na fotografia editorial, institucional e publicitária. Beto sempre foi um entusiasta da arte drag e percebeu que a cena estava se renovando e crescendo nos últimos anos, o que o motivou a fotografar as novas festas drag do Rio de Janeiro e São Paulo. Logo surgiu também o interesse em se montar como drag queen e fazer parte deste universo. Assim nasceu Betina Polaroid, que com a câmera digital profissional ou com sua Polaroid cor-de-rosa da Barbie registra as “montações”, closes e performances de artistas drag.
“Quando comecei esse projeto percebi que eu estava apontando a lente para o meu desejo. As drags eram meu objeto, mas eram também meu espelho. Criei a Betina pra frazer essa mudança de posição. Não ser mais apenas um observador escondido atrás das lentes, mas me colocar à frente também, fotografando com o olhar de quem vive a experiência drag e assumindo que esta é a forma que eu quero me expressar artisticamente e politicamente também” – explica o fotógrafo.
A proposta do curso de fotografia com Betina Polaroid é reunir o conhecimento, teórico e técnico, das mais de duas décadas de experiência do fotógrafo Beto Pêgo, com a irreverência, liberdade criativa e os processos lúdicos da drag queen Betina Polaroid, que atua e performa atrás e à frente das câmeras, mas também, por meio de suas fotos.
O programa deve envolver temas como processo criativo (conceito, narrativa e estética), produção, direção de arte e direção de cena na fotografia, recursos rápidos em aplicativos de dispositivos móveis, luz e sombra na maquiagem, entre outros. A partir de referências e experiências trazidas pela professora e pelos alunos, a ideia é que ao final do curso todos tenham entrado em contato com suas potencialidades criativas e experimentado na prática a brincadeira de inventar, iluminar, fotografar e transformar imagens.
SERVIÇO

FOTOGRAFIA DRAG
Quando: 10 e 11 de novembro de 2018
Horário: 10h30 às 17h30 (sábado e domingo)
Local: Tecnologias e Artes – 4º andar
Quanto: Grátis – inscrições pelo portal do Sesc, a partir de 31/10 (Credencial Plena) e 7/11 (Público em Geral).
Classificação etária: 16 anos
SESC AVENIDA PAULISTA
Avenida Paulista, 119, Bela Vista, São Paulo
Fone: (11) 3170-0800
Transporte Público: Estação Brigadeiro do Metrô – 350m
Horário de funcionamento da unidade:
Terça a sábado, das 10h às 22h.
Domingos e feriados, das 10h às 19h.
Horário de funcionamento da bilheteria:
Terça a sábado, das 10h às 21h30.
Domingos e feriados, das 10h às 18h30.
App Sesc Avenida Paulista: disponível para download gratuito em celulares e tablets no endereço sescsp.org.br/avenidapaulista

Acesso Cultural

No ar desde 2012, o Acesso Cultural está entre os maiores veículos on-line de entretenimento e cultura do país. Com milhares de pageviews por mês, nosso lema é informar a todos os públicos, principalmente aos jovens, os acontecimentos do mundo cultural.

Facebook Instagram Twitter

Deixe um comentário