Criatividade no ambiente de trabalho


Créditos: Estúdio Unique


Atualmente a concorrência entre empresas e profissionais é bastante acirrada. Aqueles que conseguem se destacar, com o uso constante da criatividade, em meio a inúmeras ofertas de serviços ou qualificações, obtêm maior êxito em seus objetivos profissionais. Cada vez mais empresas, de diversos segmentos, têm valorizado essa habilidade.

Mas você deve estar se perguntando: O espaço onde eu trabalho pode influenciar o meu mindset?

Créditos: Estúdio Unique

A resposta é sim! Já não é de hoje que muitas instituições estão trocando escritórios fechados e formais, onde os funcionários não costumam ter contato com profissionais de outros segmentos e mercados, por locais que incentivam a criatividade como os espaços compartilhados de trabalho, onde você encontra ambientes mais despojados, que o funcionário pode trabalhar em mesas compartilhadas, salas privativas ou simplesmente no chão!

Espaços como estes sempre oferecem um lugar aconchegante e amigável para que as pessoas possam trabalhar de forma mais “livre” e, podendo assim, concentrar-se em ter novas e inovadoras ideias. Além de estar em constante contato com profissionais de diversas áreas, ampliando seu campo de visão podendo ter insights para sua empresa.

Créditos: Estúdio Unique

Esta é uma forma de aprendizagem criativa comunitária, onde você conseguirá absorver exatamente aquilo que é importante para o seu crescimento profissional, adquirindo novas habilidades e informações relevantes para o seu dia a dia.

Agora vamos pensar na seguinte cena: você está com um “bloqueio criativo” para uma determinada tarefa e, ao tomar um café na área compartilhada, inicia uma conversa com um funcionário de outra empresa. Daquela rápida troca de informações você tira novas ideias para o seu projeto.

Créditos: Estúdio Unique

É comum ver este tipo de cena em espaço como os Coworkings, onde as pessoas convivem com profissionais de áreas que nem sempre são parecidas com as suas e vivem em constante troca de informações, estimulando assim a criatividade em ambos.

Confira as nossas dicas de como você pode exercitar sua criatividade no trabalho:

Converse com pessoas de outras áreas

Peça indicações de livros que desenvolvam o raciocínio logico e mental

Quando as ideias não aparecerem, troque de lugar para trabalhar

Tenha sempre um lugar para anotar as novas ideias

Faça reuniões de brainstorming

Jaqueline Gomes

Jornalista graduada pela Universidade Nove de Julho com Pós em Marketing Digital Estratégico pela PUC-SP, é especialista em Jornalismo Cultural, Assessoria de Imprensa e Mídias Sociais. Trabalha na área de comunicação desde 2010. Fundadora do Site Acesso Cultural, sempre quis desenvolver um veículo onde pudesse noticiar o que acontece de novidade no meio do entretenimento cultural. Apaixonada por shows de rock, livros, filmes, séries e animais.

Facebook Instagram

17 respostas para “Criatividade no ambiente de trabalho”

Deixe um comentário