Exposição “Olhares Artesanais” estreia no Centro Cultural São Paulo

A exposição apresenta, com um novo olhar, cenários do Porto de Santos e região utilizando câmeras pinhole


Créditos: Divulgação


Há mais de uma década o Cidade Invertida, grupo que reúne fotógrafos, educadores e artistas, investe em ações culturais relacionadas à imagem, buscando despertar em seu público um olhar mais criativo e consciente em relação às imagens que nos cercam cotidianamente.

Na exposição “Olhares Artesanais”, a equipe composta por Adelino Matias, Anna Clara Hokama, Andre Solnik, Gustavo Falqueiro, Marcella Marigo, Mauricio Sapata e Ricardo Hantzschel, concebe sua versão imagética da região do Porto de Santos/SP utilizando câmeras manualmente construídas, ou pinhole. Esses dispositivos ópticos são construídos com latas, caixas, ou qualquer aparato vedado à luz, que recebe um furo de agulha em um de seus lados, permitindo a formação de imagens em seu interior, sem a necessidade de lentes.

Créditos: Divulgação

Em cartaz no Centro Cultural São Paulo, a exposição é resultado de dois anos de trabalho em equipe, que, embora voluntariamente inserida na cultura digital, valoriza também o tempo como parceiro, mergulhando numa fotografia lenta, incerta e experimental que começa no projeto da câmera e se estende até a revelação química da imagem.

O consagrado artista luso-brasileiro Fernando Lemos, assina um dos textos da mostra, que conta com 38 fotografias impressas em papel fine art em tamanhos variados, sob curadoria de Ricardo Hantzschel. Complementa o trabalho um livro com 48 páginas, representando todo o conteúdo da exposição.

Tanto o processo de captação quanto a edição final das imagens, foram realizados em conjunto pelos profissionais envolvidos no projeto, contemplado pelo 1º Edital de Apoio à Criação e Exposição Fotográfica da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo. Ele ocupará parte do espaço expositivo do Centro Cultural São Paulo (CCSP), no Piso Flávio de Carvalho (fundos), ao lado de mais três exposições: Cores Nyotas, Idílio e Poéticas Visuais.

A exposição terá sua abertura no dia 15 de Junho, às 15h, e vai até o dia 11 de agosto.

SERVIÇO

Local: Centro Cultural São Paulo – Piso Flávio de Carvalho

Endereço: Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso – São Paulo

Telefone: (11) 3397-4002

Abertura: Dia 15 de junho, às 15h

Quando: 15 de junho a 11 de agosto.

Horário: Terça a sexta, das 10h às 20h – Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

Site: www.centrocultural.sp.gov.br

Andréia Bueno

Facebook Instagram

4 respostas para “Exposição “Olhares Artesanais” estreia no Centro Cultural São Paulo”

Deixe um comentário