Laurentino Gomes lança “Escravidão I”


Créditos: Divulgação


O jornalista e escritor paranaense Laurentino Gomes apresenta o primeiro volume de uma trilogia dedicada à história da escravidão no Brasil. Lançada pela Globo Livros, a obra cobre um período de 250 anos, entre o primeiro leilão de cativos africanos registrado em Portugal, no dia 8 de agosto de 1444, até a morte de Zumbi dos Palmares, em 20 de novembro de 1695. Os dois volumes seguintes, com publicação em 2020 e 2021, serão dedicados ao auge do tráfico negreiro, no século XVIII, em que mais de dois milhões de africanos foram transportados para o Brasil, ao movimento abolicionista e ao fim da escravidão, pela Lei Áurea de 13 de maio de 1888.

Embora o foco principal do trabalho seja o Brasil e a África, este primeiro volume da trilogia, que conta com 30 capítulos e 480 páginas em caderno de imagens, incluindo mapas e tabelas, também traz alguns capítulos sobre a escravidão em outros períodos da história da humanidade, como na Grécia Antiga, no Egito dos faraós, no Império Romano, nos domínios do islã e no próprio continente antes da chegada dos portugueses.

A obra reúne uma série de ensaios e reportagens de campo, resultado de seis anos de trabalho de pesquisas, período em que o autor visitou centros de estudos, bibliotecas, museus e locais históricos de doze países em três continentes. Entre outros locais, foi a Cartagena, na Colômbia, maior entreposto de comércio de escravos do antigo império colonial espanhol; percorreu o sul dos Estados Unidos, cenário da Guerra da Secessão, que custou as vidas de 750 mil pessoas para que a escravidão fosse abolida nos Estados Unidos; esteve em Liverpool, na Inglaterra, de onde partiam navios para a compra de cativos na África; e morou seis meses em Portugal, de onde fez cinco viagens a oito países do continente africano (Cabo Verde, Senegal, Angola, Gana, Benim, Marrocos, Moçambique e África do Sul).

Créditos: Divulgação

Já no Brasil, o autor quilombos no Estado da Paraíba; antigos engenhos de cana-de-açúcar de Pernambuco e do Recôncavo Baiano; a Serra da Barriga, em Alagoas, onde morreu Zumbi dos Palmares; as cidades históricas do ciclo do ouro e diamante em Minas Gerais; as fazendas dos barões do café no Vale do Paraíba, em São Paulo; e o Cais do Valongo, no Rio de Janeiro, maior porto de desembarque de escravos do mundo no século XIX.

A obra será lançada na última semana de agosto, na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro.

Nicole Gomez

Formada em Comunicação Social pela FMU, uma eterna sonhadora em busca dos meus objetivos. Amo Teatro musical e tenho a música como meu combustível. Determinação e foco são as palavras que me guiam.

Facebook Instagram

13 respostas para “Laurentino Gomes lança “Escravidão I””

  1. Hey, I think your site might be having browser compatibility
    issues. When I look at your blog in Chrome, it looks fine
    but when opening in Internet Explorer, it has some overlapping.

    I just wanted to give you a quick heads up! Other then that, superb blog!

  2. Good day! I know this is kinda off topic nevertheless I’d figured I’d ask.
    Would you be interested in trading links or maybe
    guest writing a blog article or vice-versa? My website
    covers a lot of the same subjects as yours and I believe we
    could greatly benefit from each other. If you happen to be interested feel free to
    send me an e-mail. I look forward to hearing from you! Wonderful blog by the way!

  3. Howdy! I could have sworn I’ve been to this site before but after browsing through some of the post I realized it’s new to me.

    Nonetheless, I’m definitely happy I found it and I’ll be bookmarking and checking back often!

Deixe um comentário