Exposição de Stephan Doitschinoff é prorrogada até dezembro


Créditos: Aiofe Herrity


Reflexões acerca de temas polêmicos e tão caros ao mundo atual, como colonialismo, democracia, pós-verdade e o papel das plantas psicoativas na sociedade contemporânea conduzem a obra de Stephan Doitschinoff. Autor de uma arte energética, ele estrutura seu trabalho em um sistema de símbolos autorais de narrativa singular, com desenhos, pinturas, esculturas, vídeos e instalações. O artista, agora, abre as portas de seu universo onírico e convida o público a adentrá-las por meio da exposição Estaremos aqui para sempre, individual em cartaz até 7 de dezembro na Janaína Torres Galeria.

Com curadoria de Daniel Rangel, a mostra reúne um conjunto inédito de trabalhos produzidos por Doitschinoff nos últimos cinco anos. São obras que evidenciam sua intensa pesquisa sobre a sociedade contemporânea a partir de ícones e símbolos autorais e ainda elementos advindos de diversas culturas e religiões, como o catolicismo, a umbanda e o xamanismo. “É uma obra com influências surrealistas, uma escrita visual carregada de informações criptografadas por uma literatura fantástica imagética acerca da contemporaneidade“, pontua o curador.

Um dos destaques da exposição é a instalação Interventu (2017), obra comissionada por Rachael Thomas, curadora do Museu de Arte Moderna da Irlanda (IMMA), onde o artista foi convidado a fazer uma residência de dois meses. O título e o conceito do trabalho têm origem em uma pesquisa de Stephan em torno da prática votiva e os diversos tipos de ex-votos, objetos oferecidos a santos e divindades em troca de uma graça. O artista utilizou ex-votos originais de Juazeiro do Norte, Ceará, e de outros objetos relativos a esta prática, para criar um grande altar. Parte da instalação que compôs a exposição original poderá ser vista agora no Brasil, na Janaina Torres Galeria. É o caso de Palma Votiva, um ex-voto gigante construído pelo artista a fim de aludir à mão da divindade que desce do céu, abrindo a realidade, pronta para intervir por seus fiéis. A obra é materializada com uma mão suspensa produzida em latão e peças esculpidas por repuxo, fundição, corte e solda. Em sua palma, estão incrustados 18 símbolos recorrentes no trabalho de Doitschinoff, quase todos autorais, como a Foice com Mariposa, o Intestino Coroado e a Escada de Degraus Tortos.

A exposição ainda traz quatro desenhos, como Três Mundos (110cm x 75cm, 2019) e O Homem Apropriado (110cm x 75cm, 2019) e quatro pinturas, com destaque para a tela As Virtudes da Idolatria (230cm x 194cm, 2018), em que corpos e cabelos de figuras humanas formam uma estrutura geométrica, como uma espécie de mandala ou estrela, em alusão ao símbolo do Cvlto do Fvtvrv. A obra traz símbolos, ícones e referências recorrentes no trabalho do artista, como velas e oferendas, que remetem à pesquisa em torno das maneiras através das quais as pessoas procuram se comunicar ou acessar outras dimensões e o mundo espiritual. Outro destaque, Panoptic Wave (230cm x 180cm, 2017), tem composição inspirada na série de símbolos e ícones criados pelo artista para a instalação 3 Planets — Panoptic Wave, desenvolvida em parceria com o educativo do Museu de Arte Moderna de São Paulo.

Créditos: Divulgação

Estaremos Aqui Para Sempre, individual de Stephan Doitschinoff
Local: Janaina Torres Galeria
Curadoria: Daniel Rangel
Endereço: Rua Joaquim Antunes, 177 / cj 11, Pinheiros
Período expositivo: de 15 de agosto até 7 de dezembro
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, e aos sábados, das 11h às 15h (nos dias 31 de agosto e 05 de outubro, das 14h às 18h)
Telefone: (11) 3064-1507
Entrada gratuita

Rodrigo Bueno

Formado em Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi, também é Fotógrafo Cultural pela Escola de Fotografia Foto Conceito, já cobriu cerca de 5 mil shows nacionais e internacionais, além de eventos exclusivos como coletivas de imprensa e pré-estreias. Também é Analista de Marketing Digital, Executivo de Negócios, Jornalista, Web Design, Criador e editor de conteúdo de redes sociais.

Facebook Instagram

19 respostas para “Exposição de Stephan Doitschinoff é prorrogada até dezembro”

  1. Pretty portion of content. I just stumbled upon your site and in accession capital
    to claim that I acquire actually enjoyed account
    your weblog posts. Anyway I’ll be subscribing for your
    feeds and even I achievement you access constantly
    fast.

  2. Hello are using WordPress for your site platform? I’m new to the blog world but I’m
    trying to get started and create my own. Do you need any html coding
    expertise to make your own blog? Any help would be really appreciated!

  3. Spot on with this write-up, I absolutely believe that this site needs a lot more attention. I’ll probably be
    back again to read through more, thanks for the advice!

  4. I’m gone to say to my little brother, that he should also
    go to see this webpage on regular basis to obtain updated from most
    up-to-date reports.

  5. I do agree with all the ideas you’ve offered on your post.
    They are very convincing and can certainly work. Nonetheless, the posts are too brief
    for newbies. May you please prolong them a bit
    from next time? Thank you for the post.

  6. You could certainly see your expertise within the article
    you write. The sector hopes for even more passionate writers like you who are not afraid to say how they
    believe. All the time follow your heart.

Deixe um comentário