Os três sobreviventes de Hiroshima estreia no Rio de Janeiro


Créditos: divulgação


Os japoneses Takashi Morita, 95, Junko Watanabe, 76, e Kunihiko Bonkohara, 79, sobreviventes da bomba atômica que devastou Hiroshima em 1945, são protagonistas do espetáculo que usa técnicas do teatro-documental para abordar o ataque e suas consequências.

No dia 2 de novembro, em sua primeira e única apresentação no Rio de Janeiro, a peça é destaque dentro da Mostra Ásia no Centro Cultural dos Correios. No dia 6 de agosto de 1945, no estágio final da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos lançaram uma bomba na cidade de Hiroshima e três dias depois, atingiram também Nagasaki. Como resultado dos primeiros e piores ataques nucleares contra civis, os números oficiais informam contagem de mortos entre 130 e 240 mil, além de sobreviventes que buscaram retomar suas vidas depois da tragédia.

Com roteiro e direção de Rogério Nagai, “Os Três Sobreviventes de Hiroshima”, reconstrói a história do militar Takashi Morita, na época com 21 anos, e dos civis Kunihiko Bonkohara, com 5 anos e Junko Watanabe, com 2 anos, que estavam em Hiroshima no dia do bombardeio. A peça documental aborda como o trio, que imigrou ao Brasil no período pós-guerra, lida com o fato de terem vivenciados um dos momentos mais genocidas de todos os tempos.

A explosão foi o trágico prenúncio do fim da guerra e o início de uma nova vida que os personagens reais do espetáculo passariam a experimentar. Em cena,os três trazem relatos emocionantes e narram os momentos da explosão, os dias seguintes e a decisão de migrarem para o Brasil.

A plateia poderá conferir projeções de fotos originais e canções da época que serão executadas pelos sobreviventes e com participação de 12 músicos brasileiros tocando tambores japoneses(taiko). “Ainda que trate de uma tragédia, o texto traz uma profunda reflexão sobre resiliência, perdão e superação. Reunir os sobreviventes no palco foi a maneira que encontrei de mostrar a importância de mensagens de paz e para que acontecimentos como esses nunca mais se repitam”, ressalta o diretor.

Esta será a primeira vez que o espetáculo vem para o Rio de Janeiro, após ter passado por São Paulo e Curitiba onde foi assistido por mais de 5mil pessoas. As sessões lotadas e com muitos espectadores do lado de fora do teatro, enaltece a iniciativa da montagem de “Os Três Sobreviventes de Hiroshima”.

SERVIÇO

Os Três Sobreviventes de Hiroshima – Com Takashi Morita, Kunihiko Bonkohara, Junko Watanabe e Rogério Nagai
Data: 2 de novembro
Horário: 19h
Local: Mostra Ásia no Teatro do Centro Cultural Correios
Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro, Rio de Janeiro
Informações: (21) 2253-1580 Duração: 60 minutos Recomendação: 12 anos Entrada: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada)
Ingressos aqui

Andréia Bueno

Facebook Instagram

2 respostas para “Os três sobreviventes de Hiroshima estreia no Rio de Janeiro”

Deixe um comentário