Fausto Panicacci em ‘O Silêncio dos Livros’


Créditos: Divulgação/André Castilho


Imagine uma sociedade em que os livros estão definitivamente proibidos e, caso alguém tenha contato com algum, é preso. Um grande absurdo! Mas, ao mesmo tempo, uma fantasia muito real. É só olhar em volta. No passado e também no presente, em algum momento da história, a censura aos livros aconteceu. Este cenário é descrito pelo escritor best-seller da Amazon Fausto Panicacci em O Silêncio dos Livros, uma distopia que narra o mundo sem livros, liberdade de expressão e conhecimento.

Com uma escrita cuidadosa, poética e cheia de importantes referências à literatura, Fausto apresenta o misterioso Santiago Pena, que, ao chegar a Portugal, conhece Alice, uma garota desprezada pelos pais, mas com um modo único de ver o mundo. A “menina”, como é chamada, encontra um antigo caderno e, secretamente, o mantém a salvo, mas por pouco tempo.

O conteúdo do manuscrito é um mergulho na vida de Hilário, um jovem aspirante a arquiteto que se envolve numa briga de bar, que resulta na morte de um rapaz. Acusado de um crime que alega não ter cometido e oprimido por um sistema que busca rastrear um possível “gene criminoso”, Hilário encontra António, editor que contrabandeia livros do Brasil para Portugal. As histórias de Alice, Santiago, Hilário e António interligam-se à de Elizabeth, fotógrafa que luta para que a lei que proibiu os livros não afete também a fotografia. Juntos, eles arriscam a liberdade para manter um perigoso segredo.

Em meio à trama, Fausto abre uma profunda discussão sobre a tentativa de controlar a arte, o pensamento e a criatividade das pessoas. Temas da atualidade, como o impacto da tecnologia nas relações interpessoais, a engenharia genética e a identidade virtual, a exploração de temas universais, como grandes paradoxos da condição humana – culpa, amizade e redenção – também estão presentes neste livro recheado de suspense e aventura.

Créditos: Divulgação/André Castilho

O sucesso da obra é também embasado em números. Fausto alcançou o título de best-seller na categoria realismo mágico na Amazon e chegou entre os seis mais vendidos em ficção literária da plataforma. A obra recebeu dezenas de resenhas críticas positivas e homenagens, e o escritor foi entrevistado por grandes veículos de imprensa. A coroação do bom momento veio com a reedição impressa e digital, com uma nova capa, diagramação e fotografias, além de traduções para o inglês e o espanhol e da comercialização em Portugal (um dos cenários do livro), Estados Unidos, Inglaterra, México, Espanha e Austrália, entre outros países.

Rodrigo Bueno

Formado em Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi, também é Fotógrafo Cultural pela Escola de Fotografia Foto Conceito, já cobriu cerca de 5 mil shows nacionais e internacionais, além de eventos exclusivos como coletivas de imprensa e pré-estreias. Também é Analista de Marketing Digital, Executivo de Negócios, Jornalista, Web Design, Criador e editor de conteúdo de redes sociais.

Facebook Instagram

17 respostas para “Fausto Panicacci em ‘O Silêncio dos Livros’”

Deixe um comentário