10 perguntas para Sara Sarres, a Rosalie Mullins do musical ‘Escola do Rock’


Créditos: João Caldas


A bela atriz e cantora Sara Sarres, um dos maiores nomes do teatro musical brasileiro, com currículo nacional e internacional, está em cartaz com “Escola do Rock“, desde agosto no Teatro Santander, em São Paulo, onde fica até 15 de dezembro.

Protagonista feminina da comédia musical, no papel da diretora Rosalie Mullins, ela entra em reta final com seu 16º musical e celebra a honra de ter estrelado três das produções do grande Andrew Lloyd Webber que chegaram ao Brasil: “O Fantasma da Ópera“, “Cats” e “Escola do Rock“.

Em paralelo ela ainda está concluindo o curso de Fonoaudiologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa e se divide entre a vida de artista e também de empresária como proprietária da loja virtual “Casa da Voz” e do Studio S, onde também dá aulas de canto. Conversamos com Sara sobre a sua trajetória no mundo artístico. Confira!

Acesso Cultural: Podemos dizer que ‘Escola do Rock’ é voltado para todas as idades. Já fez muito sucesso como filme e vem fazendo também como musical. Como tem sido a experiência de fazer parte dele?

Sara Sarres: Tem sido deliciosa! A energia é sempre no 220v de pura alegria. Todos amam. Crianças, pais, avós, …é entretenimento puro para toda a família!

AC: A Rosalie Mullins é bem diferente de suas personagens anteriores. Como foi construí-la e o que buscou criar ou estudar para interpretá-la? Se baseou no filme ou montagens de outros países?

SS: Eu não me baseei em nada além do texto e dos direcionamento do meu diretor. Não havia assistido a peça e o filme tinha visto ha muitos anos e não busquei assistir novamente exatamente para não me influenciar.

AC: A personagem possui uma personalidade forte e características que ficam mais evidentes com a curva da história. Consegue mencionar uma diferença e uma semelhança que tenham?

SS: Diferença: Acho que sou mais paciente e tolerante.
Semelhança: Também me pergunto onde foi parar o meu rock. 🙂

AC: Você dá aulas de canto e também tem seus alunos. Fale um pouco sobre como é para você vivenciar esse processo de ensino.

SS: É muito motivador. É uma troca maravilhosa, ensino e também aprendo muito com todos eles. Torço e vibro por cada um e me realizo com todos os seus acertos e conquistas.

AC: Este é seu terceiro trabalho seguido com crianças, como é sua relação com elas?

SS: Minha relação é maravilhosa, tenho muito orgulho de fazer parte desse momento e ser referência e incentivo para cada uma delas. Estamos num momento lindo do desabrochar dessa geração para uma expressão artística, tão rica e complexa, como o Teatro Musical. Torço muito para que se realizem e cresçam carregando memórias lindas dessas experiências.

AC: Assim como as crianças você também começou cedo na carreira artística e teve todo apoio da família. Se lembra qual foi o primeiro talento que descobriu e em você e como foi a decisão de seguir nas artes?

SS: O primeiro talento foi musical. Meu pai teve a sensibilidade de notar e imediatamente me matricular numa escola de música. Devo tudo a ele. Meu grande herói e maior apoiador e incentivador.

AC: Nascida em Brasília, como foi a decisão de vir para São Paulo? Imaginava que sua carreira teria o rumo que teve e que conquistaria tantos papéis importantes?

SS: Decidi vir para São Paulo ao ser aprovada para interpretar Cosette, em ‘Les Miserables‘, em 2001. Nem pensei duas vezes e sai de casa com total apoio da minha família. Não imaginava que os musicais cresceriam dessa maneira… Vivemos realmente a ‘Era de Ouro‘. Musical após musical. Foi incrível!

Créditos: João Caldas

AC: De tantos papéis que fez ao longo de quase 20 anos de trajetória e em 16 musicais estrelados, poderia destacar quatro dizer o por que?

SS: o mais especial: O Fantasma da Ópera
o mais difícil: O Fantasma da Ópera

Era um grande sonho, mas, ao mesmo tempo, na minha primeira temporada tive que lidar com questões muito difíceis que tornavam o dia a dia muito desgastante. Em compensação, a Temporada Mundial coroou com perfeição minha relação com a obra e as memórias que eu tinha, substituindo por lembranças incríveis que guardo com muito carinho no coração.

– o mais divertido: Cats

‘Cats’ era uma grande festa, foi o elenco mais divertido e unido que já trabalhei. Gargalhava todos os dias.

– o mais saudoso: Les Miserables

Acredito sim ter sido o primeiro da ‘Era de ouro’, além de ter sido o meu primeiro em São Paulo. O grande encontro de pessoas que se tornaram minha família, nos palcos e na vida. E acho realmente que os anos que seguiram foram reflexo desse primeiro grande encontro de talentos e do momento cultural no país.

AC: Em paralelo aos musicais você estuda Fonoaudiologia, pretende clinicar, e ainda tem uma loja de artigos para o cuidado da voz. Como enxerga esse outro lado da sua carreira e profissão?

SS: Enxergo como fundamental, se tivesse metade das informações e ferramentas que domino hoje, tudo teria sido muito mais fácil.

AC: Quais são seus cuidados com a voz e qual conselho daria sobre isso para quem está iniciando nos musicais – ou até mesmo para quem já faz parte dele?

SS: Hidratação e sono! Escute o seu corpo, ele sempre te diz o que precisa e quais são os seus limites, respeite-o!

BÔNUS: AC – Quais são seus planos futuros e projetos para 2020?
SS: Ah, planejo muito palco, novas obras, muito estudo e um show de 20 anos de carreira. Será incrível celebrar esse caminhar!

Rodrigo Bueno

Rodrigo Bueno

Fotógrafo formado pela Escola de Fotografia Foto Conceito, já cobriu cerca de 2 mil shows nacionais e internacionais, além de eventos exclusivos como coletivas de imprensa e pré-estreias. Também é Executivo de Negócios, Jornalista, Web Design, Criador e editor de conteúdo de redes sociais.

Facebook Instagram

8 respostas para “10 perguntas para Sara Sarres, a Rosalie Mullins do musical ‘Escola do Rock’”

  1. Wow, wonderful weblog format! How long have you been running a
    blog for? you made blogging look easy. The entire glance of your site is fantastic, let alopne the content material![X-N-E-W-L-I-N-S-P-I-N-X]I simply could
    not go away your site before suggesting that I extremely
    loved the standard information a person supply to your guests?
    Is gonna be back often to check out new posts.

    Feel free to visit my web blog :: the best male enhancement creams

  2. Wow! After all I goot a website from whre I know how to actually get useful
    data regarding my study and knowledge.

    Feel fre to visit my blog; female enhancer safecare coorado (Dan)

Deixe uma resposta