Dica Cultural: Leitura de ‘O Último Concerto para Vivaldi’


Créditos: Divulgação


No próximo dia 11 de fevereiro acontecerá no Instituto Cultural Capobianco a leitura do texto inédito “O Último Concerto para Vivaldi” de Dan Rosseto, que também fará a direção. No elenco Amazyles de Almeida, Bruno Perillo e Michael Waisman.

O “Último Concerto para Vivaldi” conta o último ano na vida de um professor de matemática universitário e um violinista profissional que ensaia um concerto de “As Quatro Estações” de Vivaldi. Um deles está com uma doença terminal incurável e tem apenas um ano de vida. Eles decidem transformar a casa em que moram em um hospital para que eles possam viver juntos durante este período. Eles são assistidos por Adilah (Amazyles de Almeida), uma cuidadora muçulmana que deixou o seu país após perder toda a sua família num confronto. Com o agravamento da doença vem uma descoberta que pode abalar a relação de Anton (Bruno Perillo) e Ben (Michael Waisman).

“O Último Concerto para Vivaldi” fecha um ciclo de obras de Dan Rosseto, iniciado com “Manual para Dias Chuvosos” em que o tema morte tem forte importância em sua obra. A peça é um drama em quatro quadros (Primavera, Verão, Outono e Inverno), passando pelas “As Quatro Estações de Vivaldi” e os estágios da doença que nos faz chegar até a morte. Na obra além da discussão sobre o tema, temos um outro assunto relacionado que é morte assistida e a sua discussão sobre ela.

É importante ressaltar que esta obra fala de amor, em qualquer que seja a sua instância. E não trata do tema de forma a levantar bandeiras políticas ou sociais, apenas narra a relação de dois homens maduros e independentes que lutam dia após dia para um deles morrer dignamente, com a aliança e pacto de serem felizes por um ano ou até o término das quatro estações.

Após a leitura do texto “O Último Concerto para Vivaldi” acontecerá um debate com o elenco e autor, mediado pelo jornalista Bruno Cavalcanti.

SERVIÇO:
LOCAL: Instituto Cultural Capobianco (Rua Álvaro de Carvalho, 97 – Centro), 70 lugares. Acesso a deficiente.
DATA: 11/02 (Terças 20h)
INGRESSOS: Gratuito. Reservas pelo e-mail fabio@lugibi.com.br
INFORMAÇÕES: 11 3237 1187
DURAÇÃO: 60 minutos
CLASSIFICAÇÃO: 12 anos

Jaqueline Gomes

Jornalista graduada pela Universidade Nove de Julho com Pós em Marketing Digital Estratégico pela PUC-SP, é especialista em Jornalismo Cultural, Assessoria de Imprensa e Mídias Sociais. Trabalha na área de comunicação desde 2010. Fundadora do Site Acesso Cultural, sempre quis desenvolver um veículo onde pudesse noticiar o que acontece de novidade no meio do entretenimento cultural. Apaixonada por shows de rock, livros, filmes, séries e animais.

Facebook Instagram

26 respostas para “Dica Cultural: Leitura de ‘O Último Concerto para Vivaldi’”

  1. Thanks for any other magnificent post. The place else could
    anybody get that kind of info in such a perfect method of writing?
    I have a presentation next week, and I’m on the look for such information.

  2. Very nice post. I just stumbled upon your weblog and wanted
    to say that I’ve truly enjoyed surfing around your blog posts.
    In any case I will be subscribing to your rss feed and I hope you write again soon!

  3. Amazing blog! Do you have any recommendations
    for aspiring writers? I’m planning to start my own site soon but I’m a little lost
    on everything. Would you propose starting with a free platform
    like WordPress or go for a paid option? There
    are so many choices out there that I’m completely overwhelmed
    .. Any ideas? Bless you!

Deixe um comentário