Casa Natura Musical lança conteúdo sobre Vogue e Cultura Ballroom
Após abordar o queernejo, vertente do sertanejo protagonizada pela comunidade LGBTQIA+ na primeira parte da série Já Ouviu? – vídeos que têm como intuito investigar novos movimentos musicais emergentes no Brasil – a Casa Natura Musical lança no dia 10 de agosto, segunda-feira, em seu canal do Youtube, a segunda parte, que explora o universo do Vogue e da Cultura Ballroom no país.
Dividido em duas partes, os vídeos Já Viu? Vogue e Cultura Ballroom trazem entrevistas com 14 membros da cultura ballroom de diferentes estados brasileiros e contam a história do movimento, como funcionam as balls, sua chegada no Brasil e os seus desdobramentos em nosso território. Os vídeos ainda discutem sobre a importância da ballroom para a comunidade LGBTQIA+ negra e periférica hoje, a sua atuação na conscientização de jovens LGBTQIA+ sobre AIDS/HIV, além de a popularização da cultura através de séries como Pose (Netflix) e Legendary (HBO).
O primeiro episódio da série foi lançado dia 24 de julho, mesmo dia em quem a Casa realizou uma edição online da Festa Amem, que funcionou como um baile voguing virtual. Um vídeo que reúne os melhores momentos da festa também está disponível no youtube. A série de vídeos é assinada por Beatriz Moura (cocriação, roteiro e entrevistas), Lucas Hirai (cocriação, montagem e finalização) e Oscar Nunes (animação) em uma realização da Casa Natura Musical.
Mais que festa ou dança, a cultura ballroom é um movimento político e artístico que nasceu nos anos 1960 no Harlem, na periferia de Nova York. A comunidade LGBTQIA+ negra e latina que vivia nessa região começou a se reunir em bailes próprios, as balls, com competições de beleza e de voguing, criando espaços acolhedores na noite nova iorquina para essas pessoas e trazendo em sua essência possibilidades de performances baseada em identidades de gênero, raça e sexualidade.
No Coletivo Amem, as balls têm recebido o nome de Pajuball, que tem referência o Pajubá, linguagem em códigos criada pela comunidade LGBTQIA+ como uma forma de resistência e comunicação que utiliza termos de origem nagô e iorubá. A parceria da Casa Natura Musical com o Coletivo Amem começou em junho de 2019, em um evento realizado na Casa que uniu mesas de debates, discotecagem, performances e shows. O espaço também recebeu outra ballroom do Coletivo Amem em novembro de 2019 em comemoração ao Dia da Consciência Negra – a Kiki Ball Afrodiaspórica.
Na edição pensada para o período de isolamento social, a Casa e o Coletivo criaram a Pajuball em Casa, composta por lives e pela festa Amem. Toda a receita arrecadada com a venda de ingressos da festa foi repassada ao #AmemEmCasa, projeto criado pelo Coletivo para ajudar pessoas negras LGBTQIA+ em tempos de isolamento social. A Casa também disponibilizou um lote de ingressos gratuitos para pessoas que não tiveram condições de contribuir financeiramente. A ação teve como objetivo incentivar a circulação de renda entre artistas independentes que estão em busca de plataformas para seguir realizando seus trabalhos.
Quer saber mais sobre Cultura? Continue acessando o nosso site!
Jaqueline Gomes
Jornalista graduada pela Universidade Nove de Julho com Pós em Marketing Digital Estratégico pela PUC-SP, é especialista em Jornalismo Cultural, Assessoria de Imprensa e Mídias Sociais. Trabalha na área de comunicação desde 2010. Fundadora do Site Acesso Cultural, sempre quis desenvolver um veículo onde pudesse noticiar o que acontece de novidade no meio do entretenimento cultural. Apaixonada por shows de rock, livros, filmes, séries e animais.