Confira a entrevista com Pedro Arrais, criador de “A Casa Espacial” e Tiago Abravanel


Créditos: Divulgação


A Casa Espacial”, criado e idealizado por Pedro Arrais e Lurryan Nascimento, é a mais nova atração disponível no Youtube.

A série, direcionada para o público infantil, aborda temas como sustentabilidade, adoção, representatividade, diversidade de gênero, valorização da arte, entre outros assuntos que permeiam o universo das crianças e são tratados de maneira leve e lúdica, tendo como personagem principal Peralta (vivido por Lurryan), que entra no tema central do episódio por meio de recursos como luz e sombra, vestimentas divertidas e seu assistente virtual, Plínio, além de outros muitos personagens que conseguem prender a atenção de pessoas de todas as idades.

Conversamos com Pedro Arrais, um dos idealizadores e criadores do projeto e com o ator Tiago Abravanel, que entrará como sócio na segunda temporada. Confira!

Acesso Cultural: Quais são suas referências para a criação da ideia de “A Casa Espacial?”
Pedro Arrais: Eu fui uma criança típica dos anos 90, adorava assistir todos os programas infantis da época, que na maioria das vezes incentivavam a criatividade e a construção de coisas usando sucata, papel, cola e tesoura… Sem ponta. (risos). Quando comecei a escrever precisava encontrar uma solução viável para ter mais personagens na série, então ativei o Lurryan de 10 anos e ele me ajudou a criar “A Casa Espacial” do jeitinho que ele gostava.

AC: Como surgiu a ideia do projeto no Youtube?
PA: Em 2019, Lurryan tinha um projeto de contação de histórias em escolas públicas, a ideia era continuar em 2020, mas a pandemia nos fez mudar os planos. Surgiu a oportunidade de gravar a contação para um edital, nós adoramos o resultado mas não fomos contemplados.

A partir daí, começamos a pensar em um canal com contação de histórias. Lembramos que existia uma maquete de uma casa guardada na casa dos pais do Lurryan, em Florianópolis e como já estávamos indo para lá passar a quarentena, pensamos em usá-la como cenário, e já que era uma maquete, poderíamos colocá-lá em qualquer lugar, e por que não no espaço? Assim surgiu a ideia do local, os personagens foram surgindo vasculhando caixas no sóton, tudo que é visto na série foi criado por nós, utilizando o máximo de coisas que tínhamos para não precisar sair de casa.

AC: Vocês, sendo atores e tendo boa vivência com o teatro, têm planos de, assim que possível, levar o projeto para os palcos?
PA: A gente é bem criativo, então não faltam ideias de onde o projeto pode chegar. Já imaginou um musical da A Casa espacial? Mas estamos focados nas próximas aventuras do Peralta que, por enquanto, seguem on-line.

AC: O Plínio, que faz parte da série, foi inspirado em alguma criança real?
PA: O Plínio foi inspirado no primo do Lurryan, o Davi, que está sempre jogando games na sala da casa dos pais dele, e como utilizamos tudo que tínhamos em casa, é claro que ele também entrou no elenco.
Além de dar vida ao Plínio, ele colocou as aulas de robótica em prática e ajudou a fazer o robô Fonsão a piscar os olhos e boca.

AC: O que fez com que surgisse o interesse pelo projeto “A Casa Espacial”, e assim, fazer parte da segunda temporada?
Tiago Abravanel: O que me fez acreditar no projeto foi o quanto ele mexeu comigo. Eu lembrei das referências dos programas que fizeram toda a diferença para a minha formação como Castelo Rá Tim Bum, Mundo de Beakman, entre outros e que me tornam uma pessoa mais criativa, sensível, que me colocavam para refletir. Eu me vi criança de novo, então, a minha motivação para investir em um projeto como esse, é que eu gostaria que as crianças de hoje tivessem a mesma sensação que tinha quando eu assistia aqueles programas, que eram educativos, criativos e marcaram a minha vida.

Você pode conferir “A Casa Espacial” pelo Youtube!

E não esqueça de acessar o nosso site para ficar por dentro de todas as novidades!

Nicole Gomez

Formada em Comunicação Social pela FMU, uma eterna sonhadora em busca dos meus objetivos. Amo Teatro musical e tenho a música como meu combustível. Determinação e foco são as palavras que me guiam.

Facebook Instagram

Deixe um comentário