Dia da Infância: 8 livros com ensinamentos valiosos


Créditos: Divulgação/Caminho Suave


Brincar, estudar, aprender, desenvolver-se. A infância é a fase em que tudo é novidade, tudo é descoberta. As crianças passam a experimentar sensações, aguçar os sentidos, conhecer e se reconhecer no mundo.

Neste “Dia da Infância“, 24 de agosto, indicamos 8 livros sobre aprendizados e valores. São textos e ilustrações com valiosos ensinamentos para serem compartilhados desde os primeiros anos de vida, e entreter toda a família.

1) A Semente da Compaixão

Pela primeira vez, Sua Santidade, o 14º Dalai Lama, já premiado com o Nobel da Paz, escreve diretamente às crianças. Um texto simples e poderoso, com ilustrações vibrantes de Bao Luu, publicado pelo Selo Caminho Suave, do Grupo Editorial Edipro. A Semente da Compaixão é uma ferramenta para as famílias transmitirem às crianças o valor do amor e da compaixão, cada vez mais necessários no mundo de hoje.

2) O elefante e o urubu

Um dos maiores encantos deste livro é a ternura. Danilo e Urubuvelho são um elefante e um urubu que trazem a leveza nas asas do improvável. Pelos caminhos que trilham e que dividem com o leitor, eles apresentam a palavra que ocupa lugar na razão e no coração. O elefante e o urubu: um encontro com a leveza é uma publicação da Saíra Editorial, do escritor mineiro Mauro Pereira Alvim.

3) A roupa nova de Doralice

Essa alegre e moderna releitura do famoso conto “A roupa nova do rei” abre um diálogo despretensioso com as crianças sobre vaidade, autoestima e autoimagem. O livro conta a história de Doralice, uma jovem vaidosa e autoconfiante que não perde a chance de lançar moda no vilarejo onde vive. Publicado pela Saíra Editorial, A roupa nova de Doralice é da autora e tradutora paulista Monica Stahel.

4) O Pequeno Yogue

De forma lúdica e divertida, O Pequeno Yogue traz ensinamentos sobre a história e os benefícios da yoga, por meio de posturas inspiradas nos animais e na natureza. Publicado pelo Selo Caminho Suave e Mantra, do Grupo Editorial Edipro, a obra da escritora Debora Molon introduz as crianças nessa prática, referência em equilíbrio e gentileza para lidar com os desafios físicos, mentais e emocionais do cotidiano, presentes também na infância. O resultado é uma criança mais tranquila e feliz.

5) Sono

Na hora de dormir, a garotinha começa a sentir tanto medo que ele se concretiza na forma de um monstro assustador. Ela, então, lida com esse medo e, vencida pelo sono, consegue adormecer e acorda bem e descansada. Essa história, tão típica na infância, é o tema do Livro Sono, lançamento da Saíra Editorial, com textos e ilustrações de Luciana Romão.

6) Cocô, Xixi e Pum

O desfralde é sempre um momento desafiador, tanto para as crianças quanto para seus responsáveis. Inspirado na vivência que a autora Maíra Lot Micales teve como mãe e ilustrado por um pai que está vivendo esse momento, este livro vai arrancar muitas risadas do pequeno leitor e incentivá-lo a tomar coragem para abandonar as fraldas de uma vez por todas. Cocô, Xixi e Pum é uma publicação do Grupo Editorial Edipro, pelo Selo Caminho Suave.

7) Pingo teve uma ideia

Pingo é uma gota corajosa mesmo fora d’água. Ela vence o medo e mergulha sozinha em novas experiências. Esse é o exemplo e a inspiração para os pequenos leitores que estão descobrindo o mundo na obra da escritora Jane Riche. Pingo teve uma ideia é o primeiro volume de uma série de lançamentos da Editora Pi Puí que reunirá personagens inusitados, sempre com uma mensagem especial e motivadora.

8) Macaquinho Chicó

Espontaneidade: é isso que estimula o personagem na obra Macaquinho Chicó, lançamento da escritora Scheila Richartz e da ilustradora Natália Hames, pela Editora Dialética. Simplesmente feliz por viver de acordo com a sua essência, Chicó encara o dia a dia sem máscaras e mecanismos de defesa. Um exemplo de vontade e curiosidade para as crianças!

Quer saber mais sobre Livros? Clique aqui!

Jaqueline Gomes

Jornalista graduada pela Universidade Nove de Julho com Pós em Marketing Digital Estratégico pela PUC-SP, é especialista em Jornalismo Cultural, Assessoria de Imprensa e Mídias Sociais. Trabalha na área de comunicação desde 2010. Fundadora do Site Acesso Cultural, sempre quis desenvolver um veículo onde pudesse noticiar o que acontece de novidade no meio do entretenimento cultural. Apaixonada por shows de rock, livros, filmes, séries e animais.

Facebook Instagram

Deixe um comentário