Romance de época retrata condições femininas do século XIX
Amores improváveis, perdas, preconceito e diferença de classes. Esses são elementos que marcam a narrativa de “A Dama das Lavandas“, escrita pela professora de português e espanhol Anne Valerry e lançada pela Novo Século Editora.
Por trás de um romance conturbado ambientado no século XIX e repleto de reviravoltas, “A Dama das Lavandas” apresenta a história da jovem órfã Victoire Martinet. A jardinista acredita que pode mudar a condição feminina de sua época, mesmo sendo uma pobre mulher que semeia lavandas no campo ao lado de sua tia Augustine.
No entanto, trabalhar apenas no plantio e colheita de lavandas não era suficiente para suprir todas as despesas da casa. Ao passar por dificuldades financeiras, Victoire se obriga a criar uma irresistível fórmula de perfume com a intenção de conquistar a nobreza parisiense, a fim de salvar sua família.
“O fato das mulheres não poderem assumir os negócios e ter ambições profissionais dava margem para que os homens tomassem à frente de tudo. E, se não tivessem herdeiros, algum familiar mais próximo, sendo homem, assumiria o comando. Contudo, a família Martinet era composta somente por duas mulheres: Victoire e Mademoiselle Augustine.” (P. 38)
Tudo muda quando a moça conhece o magnata do vinho Maurice Bourguignon, um milionário galanteador e comprometido que investe o seu charme para seduzi-la. Mesmo de classe social inferior e precisando de dinheiro para sustentar-se e apoiar sua tia, a dama mantém a dignidade em virtude do caráter moral resistindo aos seus encantos, mas sua vida acaba por ser transformada em todos os sentidos.
Mais do que um livro de romance de época, A Dama das Lavandas traz ensinamentos reais sobre a vida. Com uma escrita dinâmica e surpreendente, Anne Valerry consegue transmitir lições importantes sobre empoderamento feminino, preconceito, machismo, luta de classes e ainda atenta as mulheres em relação às escolhas para o futuro. A obra também consegue misturar uma excitante história de desejos arrebatadores com uma pitada de humor que conquistará todas as leitoras.
Quer saber mais sobre Livros? Clique aqui!
Jaqueline Gomes
Jornalista graduada pela Universidade Nove de Julho com Pós em Marketing Digital Estratégico pela PUC-SP, é especialista em Jornalismo Cultural, Assessoria de Imprensa e Mídias Sociais. Trabalha na área de comunicação desde 2010. Fundadora do Site Acesso Cultural, sempre quis desenvolver um veículo onde pudesse noticiar o que acontece de novidade no meio do entretenimento cultural. Apaixonada por shows de rock, livros, filmes, séries e animais.