‘Inimigos (e o Povo)?’ estreia em formato online
Um dos textos mais conhecidos do Teatro ocidental, “Um Inimigo do Povo” do norueguês Henrik Ibsen ganha uma adaptação em formato online pelas mãos da Penélope Cia de Teatro, contemplada pelo ProAC LAB (Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc). O espetáculo estreia no dia 1º de abril em adaptação do dramaturgo Alexandre Krug, com o nome de “Inimigos (e o Povo?)“.
Depois de realizar duas montagens itinerantes em espaços alternativos, baseadas na pesquisa de narratividades, atuação performativa e relação direta com o espectador (“Sem Palavras”, a partir de Mia Couto, e “…Entre Esperas…”, peça de rua sobre o Tempo), o grupo se volta agora, em tempos de pandemia e distanciamento, para um clássico do drama tradicional, colocando-o em relação direta com nosso contexto atual.
A peça se passa em uma grande assembleia virtual online em que os habitantes precisam decidir o que fazer a respeito de uma grave denúncia sobre a situação sanitária da comunidade. Apoiar o Dr. Estevão, que afirma que as águas estão envenenadas ou confiar no seu irmão Pedro, o prefeito, que garante que está tudo sob controle e que a cidade pode ter sua economia arruinada pelo alarmismo? A população da cidade quer dar sua opinião e participar da decisão, mas tem dificuldade de ponderar entre os seus pensamentos e seus interesses, as informações vindas da mídia, as relações sociais e as políticas virtualizadas, em uma parábola dos dias atuais
Para essa montagem virtual o diretor Alexandre Krug equilibrou o destaque entre os personagens centrais da obra (Médico, Prefeito, Imprensa) e a participação da população, conferindo um protagonismo maior aos cidadãos, numa alusão direta ao público, fomentando assim a discussão sobre a não isenção de cada indivíduo frente ao conflito coletivo. Apesar de meio virtual online, a linguagem da peça continua centrada no trabalho do ator, em sintonia com dramaturgia.
Da obra original, o recorte recai sobre a cena da Assembleia, onde o problema central é discutido e conduzido frente ao povo de maneira tendenciosa, transformando-a numa espécie de “tribunal”, onde o povo é juiz e no fundo também réu, compartilhando com os “protagonistas” a responsabilidade sobre os acontecimentos.
Vislumbra-se a possibilidade de uma democracia participativa, como solução para uma representatividade que já não dá conta do real, mas em vez de um democrático “ajuste coletivo para resolução de um problema”, este “julgamento” acaba, como distorção de democracia, em condenação e vingança sobre quem destoa do discurso reinante.
As contradições de discurso e mudanças de posicionamento segundo interesses, a confusão e o ruído na comunicação mediada por redes, a banalização e distorção do conceito de “cidadania”, vão contaminando a discussão sobre o bem comum, conduzindo a uma situação volátil, polarizada, ressentida e irrefletida, onde a tônica é invalidar as ideias do outro para benefício próprio, sem avaliar as possíveis consequências para si e o coletivo. No auge, incapaz de se comunicar, desata-se a soberba e o elitismo do cientista protagonista sobre o povo que ele supostamente queria ajudar.
Com cenários e figurinos criados por cada ator em sua residência ou local de trabalho, a grande Assembleia virtual dará conta de uma multiplicidade de tipos e ambientes, um microcosmo da sociedade com suas classes e categorias. Cenas em flashback, como perturbações encravadas na ordem vigente, conferem variações de tempo e espaço que contribuem para o acirramento final de um desenlace absurdo e inesperado.
Aqui no Brasil, “Um Inimigo do Povo” teve diversas montagens importantes como as de 1969 com direção de Fernando Torres com Beatriz Segall e Cláudio Correa e Castro no elenco e de 1997 dirigida por Domingos de Oliveira com Paulo Betti e Antônio Grassi no elenco.
SERVIÇO:
LOCAL: YouTube
DATA: 01/04 até 30/04 (quintas e sextas 20h)
INGRESSOS: Gratuito
DURAÇÃO: 60 minutos
CLASSIFICAÇÃO: 16 anos
Jaqueline Gomes
Jornalista graduada pela Universidade Nove de Julho com Pós em Marketing Digital Estratégico pela PUC-SP, é especialista em Jornalismo Cultural, Assessoria de Imprensa e Mídias Sociais. Trabalha na área de comunicação desde 2010. Fundadora do Site Acesso Cultural, sempre quis desenvolver um veículo onde pudesse noticiar o que acontece de novidade no meio do entretenimento cultural. Apaixonada por shows de rock, livros, filmes, séries e animais.