Bendita Trupe propõe ‘antropofagização contemporânea’ em DESMASCARADOS


Créditos: Maria Clara Diniz


No Centenário da Semana de Arte Moderna, a Bendita Trupe presta uma homenagem a Oswald de Andrade (1890-1954), realizando uma desconstrução de O Rei da Vela. O resultado desta pesquisa cênica é DESMASCARADOS, uma (des)homenagem aos Reis da Vela do século XXI. Com direção de Johana Albuquerque, o espetáculo estreia no dia 18 de agosto no Teatro de Contêiner, onde segue em cartaz até 18 de setembro, com temporada de 5ª a domingo.

O elenco de criadores é composto pelos atores Marcelo Villas Boas, Vera Bonilha, Joca Andreazza, Fernanda Dumbra, Luciano Gatti, Cris Lozano, Sérgio Pardal, Pedro Birenbaum, Silvia Suzy, Jaime Branco, Ma Reys e Lisi Andrade. Completa a equipe em cena, 05 jovens atores que se destacaram no processo formativo como colaboradores bolsistas, contrapartida do Fomento, Lei Municipal que subsidiou o projeto.

Como seria “O Rei da Vela” de Oswald de Andrade, caso ele o escrevesse nos dias atuais? Para responder a tal pergunta, a Bendita Trupe trabalhou com a criação de cenas a partir de fontes documentais, em processo colaborativo. As cenas surgem de um cruzamento entre os materiais modernistas, o ideário oswaldiano, um olhar sobre a peça e os acontecimentos que atravessam a todos em 2022. É dessa mistura e desta colaboração coletiva que surge este novo texto, DESMASCARADOS, que é construído no corpo dos atores.

Créditos: Maria Clara Diniz

Ainda sobre esse esforço de “comer” a obra oswaldiana, a diretora e idealizadora do projeto Johana Albuquerque acrescenta: “A ‘devoração’ parte do conceito de se alimentar de referências “de fora” para fortalecer “dentro”, e a desconstrução que estamos realizando surge exatamente deste lugar: olhar para um Brasil sem empatia e sem máscaras, numa linguagem debochada e demolidora – assim como fez Oswald de Andrade – mas agora com as nossas palavras, com foco no contemporâneo.”

DESMASCARADOS pode ser visto como um espetáculo em camadas, um panorama lúdico e ácido que faz o público rir, constrangedoramente, diante do que nos tornamos depois que a ‘elite da barbárie’ tomou as rédeas do país. O que ressoa da longa investigação da Bendita Trupe sobre o legado modernista e o ideário oswaldiano é a constatação de que os princípios da exploração despudorada que domina o nosso cotidiano não advêm de agora, e sim desde que conquistadores, donos do mundo e fabricantes de impérios dominaram as terras brasileiras em nome de suas majestades reais.

Serviço
Desmascarados – Uma (des)homenagem aos Reis da Vela do século XXI
Temporada: 18 de agosto a 18 de setembro, de quinta a sábado, às 20h, e aos domingos, às 19h.
Teatro de Contêiner – Rua dos Gusmões, 43, Luz
Ingressos: R$30 (inteira) e R$15 (meia-entrada)
vendas online no Sympla
Classificação: 12 anos
Duração: 140 minutos
Capacidade: 80 lugares

Andréia Bueno

Facebook Instagram

Deixe um comentário