Aprenda a criar uma rotina de leitura para os últimos meses de 2023


Créditos: Matias North / Divulgação


Desde que o nicho da literatura cresceu na internet, criadores de conteúdo nos mostram a quantidade exorbitante de leituras que fazem durante o período de um ano. Conteúdos como “li 50 livros em 6 meses” estão cada vez mais comuns pelas redes sociais. Mas calma, se você ainda não leu o quanto queria em 2023, ainda dá tempo de inserir a leitura na sua rotina!

Daniel Moraes, especialista em marketing do Grupo IBEP e dono do @irmaoslivreiros, separou dicas para você salvar sua meta de leitura do ano e ficar muito engajado no hábito. Confira!

Comece devagar 

Não adianta querer tirar o atraso das leituras de forma brusca e repentina ou até mesmo lendo livros com muitas centenas de páginas. Comece a rotina por aquele livro mais leve, curto, ou que trata um assunto que você já é bastante familiarizado. Se você optar por obras de conteúdo denso ou um calhamaço, pode acabar ficando desmotivado e não dar sequência à nova meta.

Opte por gêneros e obras que vai curtir 

É muito melhor que você comece a rotina de leitura por obras que te trarão um sentimento de prazer ao ler, já que ainda precisa se acostumar com a nova meta. Por isso, além de começar devagar, o ideal é investir naqueles temas que têm tudo a ver com o que você tem mais curiosidade de saber sobre, e os assuntos do entretenimento que mais te despertam interesse, a fim de deixar a leitura prazerosa – e não traumática.

Faça cronogramas e metas 

Separe horários específicos do seu dia para engatar exclusivamente na leitura. Isso vai te ajudar a ter foco nessa nova rotina, além de criar um hábito que vai te acompanhar nos próximos meses. Também é interessante elaborar metas de leitura, que casem com seu ritmo de funcionamento. Isso pode acontecer em relação ao tempo dedicado a um livro, ou até o número de páginas que você quer ler num dia, ou período de tempo.

Leia com amigos

Entrar nessa com outras pessoas pode te ajudar a ficar motivado e não sair da rotina. Convidar amigos para ter a mesma meta pode ser um incentivo tanto para você, quanto para eles. Hoje em dia, existem muitos clubes de leitura espalhados pelas redes sociais e, por lá, rolam metas de livros, discussões sobre obras diversas e momentos de leitura conjunta. Você pode participar de um ou montar o seu próprio com colegas!

Tenha seu próprio ritual

Uma coisa para deixar o momento de leitura mais prazeroso e, consequentemente motivador, é ter seu próprio ritual para o momento. Tem gente que tem ritual para antes de dormir, gente que tem ritual para ir na academia, e gente que tem um para ler!

Você pode ter um cantinho da leitura na sua casa, separar um copo de água, chá ou a bebida que preferir para relaxar nesse momento, ligar uma música ambiente – se isso funcionar para você – acender um incenso e voilà, deixar tudo fluir.

O importante é lembrar que a leitura deve ser vista como um hábito prazeroso priorizando o seu bem-estar e principalmente, seu ritmo, não queira ficar se comparando com outros leitores, cada um tem o seu.

Jaqueline Gomes

Jornalista graduada pela Universidade Nove de Julho com Pós em Marketing Digital Estratégico pela PUC-SP, é especialista em Jornalismo Cultural, Assessoria de Imprensa e Mídias Sociais. Trabalha na área de comunicação desde 2010. Fundadora do Site Acesso Cultural, sempre quis desenvolver um veículo onde pudesse noticiar o que acontece de novidade no meio do entretenimento cultural. Apaixonada por shows de rock, livros, filmes, séries e animais.

Facebook Instagram

Deixe um comentário