Sandy, Bruna Marquezine e mais aderem a versões do corte bob
Quando pensamos em construção de imagem pessoal ou profissional para a mulher, talvez o primeiro passo que venha à mente seja a roupa, seguida de sapatos, acessórios e maquiagem. O cabelo nem sempre é lembrado, mas é parte igualmente importante da comunicação que cada pessoa gostaria de transmitir.
Nesse final de ano de altíssimas temperaturas em boa parte do país, por exemplo, Camile Stefano, consultora de moda e imagem, afirma que cabelos mais curtos estão em alta. Ela destaca o long bob, o short bob e, para este ano de 2024, um mini bob, versão ainda mais curtinha desse corte.
Além do corte contribuir para refrescar no calor, o cabelo contém mensagens essenciais sobre cada indivíduo. “O estilo do cabelo ajuda a transmitir a imagem que você está buscando. Imagem não é apenas um look. É um conjunto de coisas“, defende.
Por exemplo, a especialista cita que cabelos mais lisos podem trazer mais seriedade; cabelos cacheados, mais acessibilidade; curtos, modernidade e jovialidade; tudo, é claro, depende também do contexto.
Mas, independentemente do formato ou do tamanho das madeixas, é essencial ter a consciência de que um cabelo bem cuidado, com um bom corte, e com brilho constrói uma imagem positiva. “Da mesma forma, o contrário. Um cabelo sem corte, despenteado ou com aspecto de sujo, pode trazer uma imagem negativa, prejudicando a maneira como a pessoa é vista“, observa Camile.
Ainda que a personalidade e os outros elementos visuais contem na percepção final, o cabelo costuma ser uma marca registrada da pessoa, e merece bastante atenção na hora do corte, além da cor e penteado. A especialista explica que, com tantas opções, é possível alinhar o gosto pessoal com as tendências. “Se não estiver no corte, pode estar na cor ou até mesmo no penteado do momento“, pontua.
Seja qual for a escolha para o visual de 2024, Camile orienta sempre buscar bons profissionais, ver trabalhos já realizados e referências principalmente na mesma linha do tipo de corte ou cor que a pessoa deseja. Além disso, é importante conversar para entender quais os prós e contras sobre o que a pessoa está buscando. “Nem sempre nossas escolhas funcionam para o nosso tipo de cabelo, e é importante que o profissional saiba identificar e nos posicionar sobre isso“, observa.
Rodrigo Bueno
Formado em Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi, também é Fotógrafo Cultural pela Escola de Fotografia Foto Conceito, já cobriu cerca de 5 mil shows nacionais e internacionais, além de eventos exclusivos como coletivas de imprensa e pré-estreias. Também é Analista de Marketing Digital, Executivo de Negócios, Jornalista, Web Design, Criador e editor de conteúdo de redes sociais.